Escolha uma Página
NR10

PERGUNTAS E RESPOSTAS

NR 10 – Segurança em instalações elétricas

Para que serve o treinamento de NR 10?

O grande objetivo do treinamento da NR10 é estabelecer os requisitos e as condições mínimas, com o intuito de implementar medidas preventivas e de controle, de modo a garantir a segurança e a integridade dos trabalhadores, que interajam com instalações elétricas e serviços de eletricidade direta, ou indiretamente.

A NR 10 é a NR que abrange todo o sistema preventivo e implementação de cuidados e controle para o profissional que entra em contato com a rede elétrica.

Qual é o foco principal da NR 10?
A Norma Regulamentadora NR10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança dos trabalhadores que direta, ou indiretamente, interajam em instalações elétrica.
Quantos itens tem a nr10?
A norma regulamentadora número 10 – NR-10 do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE carrega em seus 99 itens e subitens, muito mais do que dicas e informações para que o trabalhador possa estar seguro, mas sim, um conceito.
Quais os 4 principais objetivos da segurança do trabalho?
Os 4 principais objetivos da segurança do trabalho são prevenir acidentes e doenças ocupacionais, promover a saúde ocupacional dos colaboradores e garantir a conformidade com as normas e regulamentos estabelecidos.
Quais são as NR de eletricidade?
Para as indústrias, existem três normas que são fundamentais para garantir a segurança e reduzir os riscos de acidentes elétricos: as normas regulamentadoras NR-10 e NR-12 e a norma brasileira NBR-5410. Quando se trabalha com energia elétrica é fundamental que todas as medidas de segurança sejam colocadas em prática
Quem fiscaliza a NR 10?

A fiscalização da Norma regulamentadora nº 10 é de responsabilidade legal das superintendências regionais do trabalho ligadas ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Quais são os tipos de NR 10?
A NR 10 é a norma regulamentadora que trata da segurança e saúde dos serviços em eletricidade, ela se aplica a quatro fases, que são: geração, transmissão, distribuição e consumo.
Quem é obrigado a fazer NR 10?
Segundo a NR 10, podem executar serviços e instalações elétricas os profissionais que tenham concluído um curso de especialização na área elétrica (que deve ser reconhecido legalmente pelo Sistema Oficial de Ensino) e que estejam registrados no conselho de classe competente.
O que é correto afirmar que a NR 10 abrange?

O grande objetivo do treinamento da NR10 é estabelecer os requisitos e as condições mínimas, com o intuito de implementar medidas preventivas e de controle, de modo a garantir a segurança e a integridade dos trabalhadores, que interajam com instalações elétricas e serviços de eletricidade direta, ou indiretamente.

Quantos itens tem a NR 10?

A norma regulamentadora número 10 – NR-10 do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE carrega em seus 99 itens e subitens, muito mais do que dicas e informações para que o trabalhador possa estar seguro, mas sim, um conceito.

O que significa a sigla Pie?

O PIE (Prontuário de Instalações Elétricas) é definido como um sistema organizado de informações pertinentes às instalações elétricas e aos trabalhadores que organizam o conjunto de procedimentos, ações, documentações e programas que toda empresa deverá possuir, a fim de se obter as melhores condições operacionais.

Qual o prazo de validade da NR 10?

 O curso da NR 10 tem validade máxima de 2 anos (24 meses).

Qual é o título da NR 10?

Vale ressaltar que a norma regulamentadora 10 Possui um título de, SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE, se trata de basicamente uma norma que tem como foco principal a regulamentação de todo e qualquer tipo de envolve trabalhos com eletricidade e os principais riscos.

Em que ano foi criada a NR 10?

A NR 10 é uma norma regulamentadora chamada de “Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade”. Ela foi criada em 1978 e passou por algumas atualizações até ser finalizada e publicada em 2004 pelo Ministério do Trabalho.

O que mudou na NR 10 em 2023?

A versão da NR 10 atualmente vigente ainda é o texto publicado em 2004, com poucas alterações substanciais. Ou seja, nada mudou na NR 10 em 2023, e o que vale ainda é o texto que o mercado conhece há cerca de duas décadas.

O que é considerada baixa tensão?

A baixa tensão é a faixa compreendida entre 50 Volts em corrente alternada ou 120 Volts em corrente contínua e 1000 Volts em corrente alternada ou 1500 Volts em corrente contínua.

O que é tensão de segurança?
Esse nível é o estabelecido para garantir a segurança coletiva. Dessa maneira, ele compreende a extra-baixa tensão que tenha se originado em uma fonte segura. Ela toma como base diversos fatores, como a natureza da corrente e influências ambientais. Por isso, para garantir que os trabalhadores não entrem em contato com uma tensão potencialmente danosa, a tensão de segurança é definida como inferior a 50V para correntes alternadas e 120V para correntes contínuas
Qual a carga horária da NR 10?

A NR 10 prevê que o treinamento Básico deve possuir, no mínimo, 40 horas de conteúdo programático. Já o de Reciclagem deve ter a carga horária e o conteúdo de acordo com a necessidade que o motivou.

Descrição do Curso NR 10 – Reciclagem –8 horas

O treinamento da Norma Regulamentadora 10, conforme estabelecido pela portaria MTE 598, de 07/12/2004, voltado à segurança em instalações e serviços com eletricidade. A NR 10 exige uma reciclagem periódica do treinamento básico. Esse treinamento deve ser feito a cada dois anos, para atualizar e reforçar conhecimentos adquiridos no treinamento básico.

O grande objetivo do treinamento da NR10 é estabelecer os requisitos e as condições mínimas, com o intuito de implementar medidas preventivas e de controle, de modo a garantir a segurança e a integridade dos trabalhadores, que interajam com instalações elétricas e serviços de eletricidade direta, ou indiretamente.

Quais são as medidas de controle da NR 10?

As medidas de controle do risco elétrico são apresentadas, objetivando com que o profissional saiba identificar as melhores condutas para uma situação de risco. Desenergização, aterramento funcional, barreiras e invólucros e colocação fora do alcance são algumas das técnicas abordadas

O que é uma zona controlada e zona de risco ?

Zona Controlada: entorno de parte condutora energizada, não segregada, acessível, de dimensões estabelecidas de acordo com o nível de tensão, cuja aproximação só é permitida a profissionais autorizados.

Considerando a análise referente às distâncias estabelecidas pela NR-10, podemos afirmar que além das Zr – Zona de risco, ZC – Zona controlada e Zl – Zona livre, é necessário calcular uma outra distância para se definir o limite de proteção ao risco de arco elétrico

Qual a distância da zona de risco?

Neste caso a zona de risco está situada em um raio de 38 cm envolvendo o condutor energizado, já a zona controlada é delimitada por um raio a partir de 38 cm da zona de risco até 1,38 cm do ponto energizado

Quais são os 4 perfis sinalizados na NR-10?

A NR-10 preconiza quatro perfis de trabalhadores denominados, a saber: qualificado, habilitado, capacitado e autorizado.

O que diz a NR-10 sobre aterramento?

aterramento das instalações elétricas deve ser executado conforme regulamentação estabelecida pelos órgãos competentes e, na ausência desta, deve atender às Normas Internacionais vigentes.

Quais são os tipos de sistemas de aterramento?

Os tipos de sistema de aterramento elétrico existentes são o TN-S, no qual é realizada a conexão do fio neutro à carga e o condutor é aterrado na saída do transformador; o TN-C, no qual o fio terra e o neutro são o mesmo conduto; e o TT, indicado como o mais eficiente dos três, no qual o fio neutro é aterrado na saída.

Qual é a função do aterramento?

O aterramento elétrico é uma medida de segurança que garante o bom funcionamento dos equipamentos conectados a rede elétrica. Isso inclui a função de conectar o sistema e/ou o equipamento à terra por meio de componentes com o objetivo de eliminar a fuga de energia do sistema

Qual a distância do aterramento do padrão?

A distância entre as caixas de passagem e as hastes deve ter o mesmo comprimento da haste, ou seja, tem que deixar no mínimo 2,4 metros uma da outra, que é o comprimento dela.

É obrigatório ter aterramento?

A Lei 11.337, de 2006, alterada pela Lei 12.119, de 15 de dezembro de 2009, determina a obrigatoriedade de todas as novas edificações possuírem sistema de aterramento e instalações elétricas compatíveis com a utilização de condutor de proteção (fio terra).

O que é NR-10 fala de EPI?

A norma regulamentadora 10, define que o uso de EPI é obrigatório para todos os trabalhos relacionados à instalações elétricas em que as medidas de proteção coletivas forem inviáveis ou insuficientes para controlar os riscos.

Qual o documento mais importante mencionado na NR 10?

O Prontuário das Instalações Elétricos (PIE) é obrigatório para todas empresas que possuem carga igual ou superior à 75 kW, item 10.2.4 e deve ser elaborado e mantido por um profissional habilitado, item 10.2.7.

Quem elabora o Pie?

O laudo técnico das instalações elétricas deve ser elaborado por Engenheiro Eletricista segundo o que estabelece a Resolução 218 do CONFEA.

 

Qual a validade do Pie?

O PIE deve sempre estar atualizado, em local de fácil acesso e disponível em versão impressa para consultas da equipe de eletricistas e fiscais do Ministério do Trabalho. O PIE não possui validade pré-determinada, deve ser revisado sempre que houver mudanças no sistema elétrico da empresa.
O que diz o item 105 1 da NR 10?
O item 10.5 da NR 10 trata sobre “Segurança em Instalações Elétricas Desenergizadas”, mais precisamente em 10.5.1 fala que: “10.5.1 Somente serão consideradas desenergizadas as instalações elétricas liberadas para o trabalho, mediante os procedimentos apropriados, obedecida a sequência abaixo
Quem deve manter o Prontuário de instalações elétricas?
Conforme a norma, “o Prontuário de Instalações Elétricas deve ser organizado e mantido atualizado pelo empregador ou pessoa formalmente designada pela empresa, devendo permanecer à disposição dos trabalhadores envolvidos nas instalações e serviços em eletricidade”.
O que deve constar no Prontuário NR10?
São elementos do PIE da NR10:
  • O conjunto dos procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, implantadas e a descrição das medidas de controle existentes;
  • As documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos;
Quem deve manter o Prontuário de instalações elétricas?
Conforme a norma, “o Prontuário de Instalações Elétricas deve ser organizado e mantido atualizado pelo empregador ou pessoa formalmente designada pela empresa, devendo permanecer à disposição dos trabalhadores envolvidos nas instalações e serviços em eletricidade”
Qual é o campo de aplicação da NR 10?
Esta NR se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando
O que é risco 1 e 2 NR-10?
O uniforme eletricista nr10 risco 1 e 2 é constituído por calça e camisa, possui uma proteção para arco elétrico e fogo. É um item indispensável para quem trabalha com a rede elétrica. O eletricista realiza as manutenções nos postes e instalações de caixas elétricas, fios, cabos e tomadas.
Quais são os níveis de tensão?
Os níveis de tensão encontrados no Brasil são 115 volts, 127 volts, 220 volts, 230 volts, 240 volts, 254 volts, 380 volts e 440 volts. Quando encontramos a informação, por exemplo, de 220/380 volts, deve-se concluir que 380 volts equivalem à tensão de linha, enquanto 220 Volts referem-se à tensão de fase.
Quais os 5 tipos de tensão?
No Brasil, há vários níveis de tensões: 115 Volts, 127 Volts, 220 Volts, 254 Volts, 240 volts, 230 volts, 380 Volts e 440 Volts.
Quais são os cinco tipos de risco?
  1. Riscos de acidentes. Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. …
  2. Riscos ergonômicos. …
  3. Riscos físicos. …
  4. Riscos químicos. …
  5. Riscos biológicos.

 

 

Quais são as principais exigências da NR 10?
  1. Medidas de controle.
  2. Medidas de proteção coletiva.
  3. Medidas de proteção individual.
  4. Segurança em projetos.
  5. Segurança na construção, montagem, operação e manutenção.
  6. Sinalização de segurança.
  7. Procedimentos de trabalho.
  8. Segurança em instalações elétricas desenergizadas.
O que são bloqueios e impedimentos?

Um impedimento, também conhecido como bloqueio, é qualquer coisa que faça com que o fluxo de trabalho fique mais lento ou até mesmo seja interrompido, paralisado. Alguns exemplos: Espera por informações, insumos, produtos ou decisões de um fornecedor, cliente, outro departamento interno ou entidade externa

Quais os tipos de NR 10?

A NR 10 é a norma regulamentadora que trata da segurança e saúde dos serviços em eletricidade, ela se aplica a quatro fases, que são: geração, transmissão, distribuição e consumo.

O que é kV em eletricidade?

Esse “transporte” de carga é conhecido como corrente elétrica. A tensão é normalmente expressa em unidades como o quilovolt, que equivale a mil volts (símbolo kV).

De quem é a responsabilidade para o cumprimento da NR 10?

As responsabilidades quanto ao cumprimento da NR 10 são solidárias aos contratantes e contratados envolvidos, sendo que contratantes são aqueles que contratam e/ou utilizam serviços de mão-de-obra especializada em eletricidade e contratados são os executantes dos serviços em eletricidade.

Qual é a voltagem da tomada?

 A voltagem — tensão elétrica — é sempre indicada como 127V ou 220V. Isso porque esses dois valores são padrões de tensão elétrica utilizados no Brasil. Por este motivo, é preciso ficar atento à tensão da tomada em que vai ligar o aparelho em questão

O que é a tensão de choque?

Define-se tensão de toque como a tensão elétrica existente entre os membros superiores e inferiores de um indivíduo devido à falha em algum equipamento. Devido ao percurso percorrido pela corrente, aumenta-se o risco de fibrilação ventricular e isso a torna muito perigosa

Quais EPIs para baixa tensão?
  1. Capacete de segurança. …
  2. Óculos de proteção. …
  3. Luvas de segurança. …
  4. Calçados de segurança. …
  5. Cintos de segurança. …
  6. Manga isolante de borracha. …
  7. Capa protetora. …
  8. Vestimentas especiais para os profissionais.
Qual NR trata dos EPI?
A Norma Regulamentadora nº 6 (NR-06), conforme classificação estabelecida na Portaria SIT n° 787, de 29 de novembro de 2018, é norma especial, posto que regulamenta a execução do trabalho com uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), sem estar condicionada a setores ou atividades econômicas específicas
Qual o tipo de luva para eletricista?
É ideal a utilização de duas luvas: A luva isolante de borracha e a luva de couro que é sobreposta para proteger a integridade da luva isolante. Veja alguns exemplos: Luva Isolante de Borracha: proteção de mãos e braços. Luva de proteção tipo condutiva: É mais justa e protege apenas mãos e punhos.
Qual o uniforme correto para eletricista?
Assim como no caso das luvas e camisa, a calça do uniforme não pode interferir na mobilidade do trabalhador, seja qual for a atividade realizada. Roupa por baixo do uniforme: não há necessidade de uso. Apenas roupas íntimas podem ser utilizadas, sendo elas de fibra natural, tecidos ou malhas 100% algodão.6 de jan. de 2021
O que é carga instalada?

A potência instalada ou carga instalada, como também é denominada, é a soma das potências nominais de todos os equipamentos elétricos. Ou seja, trata-se do valor de potência que seria consumida se todos os aparelhos estivessem em funcionamento ao mesmo tempo.

Segurança do Trabalho

Av. Floriano Peixoto, 615  –  Uberlândia/MG
contato@centraldecursosdobrasil.com.br
(34) 9.9877-7080