Escolha uma Página
NR16

PERGUNTAS E RESPOSTAS

NR 16 – Atividades Perigosas

O que se trata a NR 16?

Qual seu objetivo? O objetivo da NR 16 é detalhar, dentro dos conformes da lei, as obrigações do empregador para com o funcionário que estiver executando uma atividade perigosa. Ela descreve todos os critérios para que o trabalhador fique por dentro dos seus direitos.

Como se aplica a NR 16?

De acordo com o que diz a norma NR 16: “ todo trabalhador que exerce atividade e operações perigosas, deve receber o adicional de 30% (trinta por cento), incidente sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa”.

Quais são as atividades consideradas Periculosas De acordo com a nr16?
De acordo com a NR 16são consideradas atividades e operações perigosas aquelas que envolvem explosivos, materiais inflamáveis, substâncias radioativas, exposição a roubos e outros tipos de violência, instalações ou equipamentos elétricos energizados e atividades que utilizam motocicletas
Quais são as atividades consideradas perigosas na NR 16?
A NR 16 disciplina aspectos de segurança no trabalho em atividades e operações perigosas com:
  • Explosivos;
  • Inflamáveis;
  • Radiações ionizantes ou substâncias radioativas;
  • Exposição a roubos ou outras violências físicas;
  • Energia elétrica;
  • Motocicleta.
Qual a diferença entre a NR 15 e 16?

Ambas são previstas pela Constituição Federal e regidas pelas normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho, a saber: a NR 15, que se dedica à insalubridade, e a NR 16 à periculosidade.

O que mudou na NR 16?

Alteração na NR 16 confirma: tanques de combustível de caminhões excluídos dos limites das operações de transporte de inflamáveis. A Portaria nº 1.357, de 9 de dezembro de 2019 (DOU 10/12/2019, Seção 1, Pág.

O que diz o anexo 5 da NR-16?

Em 14/10/2014, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicou a Portaria nº 1.565, aprovando o Anexo 5, da NR 16, enquadrando como periculosa as atividades laborais com utilização de motocicleta ou motoneta no deslocamento de trabalhador em vias públicas.

Qual a carga horária da NR-16?

30 horas.

São exemplos de periculosidade?

Podemos citar como atividades e operações perigosas o manuseio, transporte e fabricação de explosivos, inflamáveis, exposição a raios ionizantes ou substâncias radioativas, exposição à energia elétrica e exposição a roubos ou violência física, como segurança pessoal e patrimonial

Como é feito o cálculo da periculosidade?

Para calcular o valor do adicional de periculosidade, basta considerar o salário base do empregado e somar 30% a esse montante. Vale lembrar que essa base de cálculo não inclui gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.

O que estabelece o anexo 4 da NR-16?
O Anexo IV da NR16 com relação às instalações e equipamentos que operam com Extra Baixa Tensão, os quais por definição não são sujeitos à NR-10, os trabalhadores que aí executam atividades ou operações não têm direito ao adicional de periculosidade, conforme expresso no item 2, alínea b da Portaria 1.078/2014: 2.
O que é o laudo de periculosidade?

Já a elaboração do Laudo de Periculosidade é uma obrigação legal contida na NR-16 e seus anexos e tem como objetivo verificar se determinada atividade/operação enseja o pagamento de adicional de periculosidade no percentual de 30% sobre o salário contratual do trabalhador

Quem tem direito ao adicional de periculosidade?

Conforme o artigo 193 da CLT, o adicional de periculosidade deve ser concedido a todos os colaboradores que são expostos permanentemente a trabalhos com produtos inflamáveis, explosivos ou energia elétrica e profissionais que exercem atividades de segurança patrimonial e pessoal

Quanto vale 5 anos de periculosidade?

Quanto vale 5 anos de periculosidade? De acordo com informações do INSS, a cada 5 anos de periculosidade, o homem ganha 2 anos, enquanto a mulher ganha mais 1 ano.

Segurança do Trabalho

Av. Floriano Peixoto, 615  –  Uberlândia/MG
contato@centraldecursosdobrasil.com.br
(34) 9.9877-7080