Escolha uma Página

PERGUNTAS E RESPOSTAS

NR 36 – Abate e processamento de carnes e derivados de leite e ovos

O que é a NR 36?

A NR 36 diz respeito à segurança e à saúde no trabalho, especialmente em empresas que atuam com o abate e o processamento de carnes e derivados. Essa norma tem o objetivo de controlar e monitorar os riscos existentes nas funções relacionadas ao setor frigorífico, para garantir a qualidade de vida no trabalho.

Onde a NR 36 é aplicada?

A NR-36 é conhecida como a norma dos frigoríficos, mas é importante ressaltar que todo e qualquer estabelecimento que trabalhe com a manipulação de carnes e derivados também precisa se adequar. Além disso, devem ser consideradas e observadas as condições estabelecidas também nas outras NRs

Qual a carga horária da NR 36?
16 horas
Qual a carga horária do Curso de NR-36? De acordo com a NR-36, a carga horária do curso de NR-36 – Abate e Processamento de Carnes e Derivados deve ter no mínimo 16 horas e no máximo 40 horas, dependendo do conteúdo programático e da complexidade das atividades desenvolvidas na empresa.
Quais os principais riscos que os trabalhadores assistidos pela NR 36 estão expostos?
Uma vez que a em ambientes como frigoríficos os principais riscos são: o frio, os movimentos repetitivos em curto espaço de tempo, o uso de ferramentas cortantes, além de fatores psicológicos que interferem na rotina dos funcionários.
É correto afirmar que conforme a NR 36.10 21 às vestimentas devem ser?
36.10.2.1. As vestimentas devem ser trocadas diariamente, sendo sua higienização responsabilidade do empregador
Qual NR para câmara fria?
O que é NR 36? NR 36 é uma Norma Regulamentadora criada em 2013 com o objetivo de estabelecer um padrão de segurança e qualidade para ambientes frigorificados em indústrias de abate e processamento de carnes e derivados frigoríficos.
Quais os EPIs para entrar em uma câmara fria?
Capuz de segurança: esse equipamento é responsável por proteger a cabeça e o pescoço; Luva de segurança: proteção às mãos mantendo-as aquecidas dentro da câmara fria; Bota térmica: esse item do EPI para câmara fria garante a total proteção dos pés contra a umidade e o frio.
Quem trabalha na câmara fria tem direito a insalubridade?
As atividades executadas no interior de câmaras frias ou similares são consideradas insalubres. O tempo de exposição não afasta o direito da autora ao adicional de insalubridade; a condição insalubre revela-se pela constante variação de temperatura a que é submetido o empregado; nesse sentido, o anexo 09 da NR-15.
Quanto tempo uma pessoa pode ficar dentro de uma câmara fria?
O PL estabelece que, “para os empregados que trabalham no interior das câmaras frigoríficas com temperatura acima de zero grau e para os que movimentam mercadorias delas para ambientes quentes ou normais e vice-versa, será assegurado um período de repouso de 20 minutos depois de uma hora e 40 minutos de trabalho.
O que a exposição ao frio pode causar?
O tempo frio aumenta o risco de doenças cardiovasculares e respiratórias. Qualquer pessoa pode ser afetada pelo frio, porém aqueles com maior risco de doenças/ agravos incluem idosos, crianças, pessoas com doenças crônicas ou com limitações físicas/ mentais.
Quais os EPIs para atividades em baixa temperatura?
EPIs para baixa temperatura e cÂmara fria
  • UNIFORME PARA BAIXA TEMPERATURA E CÂMARA FRIA. …
  • CALÇADO PARA BAIXA TEMPERATURA E CÂMARA FRIA. …
  • LUVAS PARA BAIXA TEMPERATURA E CÂMARA FRIA.
Quais são os direitos de quem trabalha frio?

No caso da exposição ao frio, o adicional pode ser de 20%, 30% ou 40% sobre o salário mínimo, dependendo da temperatura e do tempo de exposição. Desse modo, se você é um trabalhador que lida com câmaras frias, saiba que tem direito a receber mensalmente o adicional de insalubridade.

Segurança do Trabalho

Av. Floriano Peixoto, 615  –  Uberlândia/MG
contato@centraldecursosdobrasil.com.br
(34) 9.9877-7080