Escolha uma Página
NR 01

PERGUNTAS E RESPOSTAS

NR 37 – Segurança e Saúde em Plataformas de Petróleo

O que é a NR 37?

Norma regulamentadora relativamente nova, a NR37 é responsável por definir todos os requisitos mínimos de segurança, saúde e condições de vivência relativos aos funcionários que laboram em plataformas de petróleo localizadas nas Águas Jurisdicionais Brasileiras.

Quem se enquadra na NR 37?

Todas as plataformas de petróleo, independentemente de ser brasileira ou estrangeira, devem se enquadrar na NR-37 desde que estejam em operação nas Águas Jurisdicionais Brasileiras.

O que são barreiras de proteção NR 37?

De acordo com a NR 37, o trabalhador que notar evidências de risco grave ou iminente para segurança e saúde de si mesmo e outras pessoas, tem o direito de interromper sua atividade.

Quais são as principais características da NR 37?

A Norma Regulamentadora 37 intitulada “Segurança e Saúde em Plataformas de Petróleo”, estabelece os requisitos mínimos de segurança, saúde e condições de vivência no trabalho a bordo de plataformas de petróleo em operação nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB).21 de dez. de 2018

Qual a validade do curso NR 37?
05 anos
O curso se sucederá através de aulas expositivas, dinâmicas e contextualizadas que permitirão a interação do aluno com os conteúdos e atividades propostas, facilitando o aprendizado e a avaliação final. O curso possui carga horária de 06 horas. Este curso tem validade de 05 anos.
Quais são os riscos da NR 37?

Vazamentos, derramamentos, incêndios e explosões são possíveis cenários problemáticos mencionados na NR-37. De acordo com o texto da norma, a operadora da instalação deve adotar, de forma contínua, ações para prevenir esses cenários.

Qual o principal objetivo da NR 37?

Esta Nova NR dispõe sobre Saúde e Segurança do Trabalho nas Plataformas de Petróleo nas águas de jurisdição brasileira, e seu texto, apesar de publicado em 2018, entrou em vigor somente em 21 de dezembro de 2019.

Para qual tipo de embarcação é destinada a nr37?

Para trabalhar embarcado, o profissional deve passar por um treinamento offshore. Existe até mesmo uma norma que trata desse treinamento, a NR37. É uma preparação que ajuda a garantir a segurança de quem desenvolve suas atividades em uma plataforma offshore.

Quais são as barreiras preventivas?

Alguns exemplos de barreiras naturais: arbustos, rios e encostas; Alguns exemplos de barreiras artificiais: janelas, catracas, portas, grades e cercas. Também é possível combinar os dois tipos de barreiras para dificultar ainda mais a ação de meliantes.

O que diz a NR 37 acerca das inspeções de segurança ?

Norma Regulamentadora NR37 (Segurança e Saúde em Plataformas de Petróleo) foi desenvolvida com o intuito precípuo de reduzir o número de acidentes e doenças ocupacionais, assim como contribuir para preservar o meio ambiente marinho e a integridade das diferentes plataformas envolvidas em todo este processo produtivo 

Quais são os riscos da NR 37?

Vazamentos, derramamentos, incêndios e explosões são possíveis cenários problemáticos mencionados na NR-37. De acordo com o texto da norma, a operadora da instalação deve adotar, de forma contínua, ações para prevenir esses cenários.

Quem se enquadra na NR 37?

Quem se enquadra na NR 37? A NR 37 abrange todas as plataformas de petróleo que estão em operação nas Águas Jurisdicionais Brasileiras – AJB. Sejam elas brasileiras ou estrangeiras. O intuito é garantir que os riscos apresentados nestas situações sejam eliminados ou amenizados

Quais são os principais riscos físicos?

Consideram-se agentes de risco físico as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiações ionizantes e não-ionizantes, vibração, etc.

Segurança do Trabalho

Av. Floriano Peixoto, 615  –  Uberlândia/MG
contato@centraldecursosdobrasil.com.br
(34) 9.9877-7080