Escolha uma Página
NR11

.

.

curso de NR 11

A NR11 estabelece os requisitos legais relacionados a segurança das atividades de transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de material

Segurança no trabalho

Somos especialistas

Quem tem conhecimento e informação ocupa os melhores lugares. Investir em conhecimento é o passo correto para o sucesso profissional. Nossos cursos possuem validade nacional  e são reconhecidos pelos órgãos de educação. Estudar em uma escola 100% legal oferece a você  credibilidade pública da marca da Central de Cursos do Brasil.

.

Conteúdo Programático

NR 11- Movimentação e circulação de cargas e mercadorias

Introdução a NR 11
O que são equipamentos de movimentação de materiais?
Segurança e treinamento no uso de equipamentos de transporte manual e motorizado
Equipamentos de Transporte Motorizados em Locais Fechados
Normas de Segurança sobre Carga e Descarga de Materiais
Gerenciamento de Riscos 
Fatores de Riscos Que Causam Acidentes:
Guia de Inspeção
Exemplos de Manobras SEGURAS  
Exemplos de Manobras Com Risco de Acidente 
Rotinas de Trabalho – Procedimentos 
Responsabilidades do empregador;
Responsabilidade do empregado
Princípio de funcionamento dos conjuntos
Símbolos de painéis de instrumentos, movimentação e cargas
Tipos de acessórios;
Área da ação da máquina
Interpretação do gráfico de carga;
Documentação necessária para operação de máquinas com força motriz própria
Procedimentos de segurança para atividades de transporte de sacas
Elaboração do check-list – Inspeção diária

Primeiros Socorros em caso de acidente

Segurança no trabalho

SEGURANÇA É INEGOCIÁVEL

Saber operar e manusear máquinas é equipamentos e um atitude inteligente que deve ser realizada por empresas que queiram se descatar nos mais diversos setores de produção da indústria brasileira. Conhecer a legislação e obeder as normas de segurança é fundamental.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

NR 11 – Movimentação de cargas e mercadorias

Quais os principais pontos da NR 11?

A NR 11 é uma norma regulamentadora que visa criar regras para que a empresa garanta um local seguro de trabalho para os colaboradores. O foco desta norma é atingir os profissionais que trabalham com transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de material. 

A NR-11 estabelece uma série de exigências para as atividades logísticas internas. Essas regras são válidas para transportadoras, galpões, centrais de distribuição, canteiros de obras, ambientes do setor industrial, almoxarifado e demais áreas que utilizam os equipados mencionados na norma.

Qual é a responsabilidade da NR 11?
Norma Regulamentadora 11, também conhecida como NR11, é uma medida do Ministério do Trabalho e da Previdência que estabelece critérios técnicos para garantir a segurança do trabalho dos funcionários no seu dia a dia, assegurando que estejam protegidos nos ambientes interno e externo onde estão empregados.
Quais os riscos da NR 11?

Vejamos algumas consequências do não cumprimento da NR 11:

Interdição de máquinas, estruturas ou até mesmo da empresa; Responsabilidade tributária, civil e trabalhista no caso de acidentes; Responsabilidade Criminal no caso de resultados lesivos, danos físicos ou riscos à vida do trabalhador.

Quais equipamentos se enquadram na NR 11?
odos equipamentos – como ascensores, elevadores de carga, guindastes, monta-carga, pontes-rolantes, talhas, empilhadeiras, guinchos, esteiras-rolantes, entre outros – utilizados para o manuseio de cargas devem estar em perfeitas condições de uso e com a manutenção em dia
Qual a validade da NR 11?
Validade 1 ano independentemente da carga horaria aplicada. NR11 – Movimentação de Carga: Curso base não tem carga horaria especificado na norma, assim como a validade não esta especificada na norma.
O que é treinamento de NR 11?

NR 11 – Curso de Içamento e Transporte de Carga (Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais)

Qual NR que fala de elevadores?

Esse é o caso do NR-12, uma norma regulamentadora que preza pelo que há de mais seguro em elevação, se importando dentro de todos os aspectos possíveis, estabelecendo ações de segurança no uso de máquinas e equipamentos.

O que faz parte da NR 11 para se prevenir de acidentes?

Requisitos de segurança exigidos pela NR11

assegurar a qualidade dos equipamentos; isolar devidamente as áreas; ter planos de evacuação e combate à incêndios; garantir a capacitação dos profissionais.

Como as empresas podem atender a NR11?

empresa deve manter esse registro, em meio físico ou eletrônico – ela pode escolher o formato mais adequado para isso -, de inspeção periódica e de manutenção dos equipamentos e elementos de sustentação utilizados na movimentação, armazenagem e manuseio de chapas de rochas ornamentais.

Qual a diferença entre NR 11 e NR 12?

Sendo que a NR 11 é direcionada ao transporte, movimentação, armazenagem e manuseio, enquanto que a NR12, refere-se as medidas de segurança, visando a prevenção de acidentes, uma vez que é parte da rotina dos colaboradores, capacitados para manusear esse tipo de máquina e que estão suscetíveis à acidentes.

Qual cláusula da NR 11 Remete-se ao transporte manual de sacas?

11.2.3 É vedado o transporte manual de sacos, através de pranchas, sobre vãos superiores a 1,00m (um metro) ou mais de extensão.

Qual a NR para operador de empilhadeira?

NR 11: transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais. A NR 11 se aplica às empresas que usam empilhadeiras. Como o próprio título sugere, se dedica a reger o acondicionamento e a movimentação de cargas.

O que precisa ter no Crachá de operador de empilhadeira?

Todas as máquinas devem possuir manuais fornecidos pelo fabricante ou importador, os quais devem obrigatoriamente conter informações de segurança em todas as fases da operação. O operador deve portar um crachá de identificação, com nome e foto, o qual deve estar sempre em local visível

Qual a carga horária de treinamento NR 11?
Para esta norma regulamentadora, a capacitação é dividida em 3 módulos: 1º Saúde, Segurança e Higiene no Trabalho – carga horária de 16 horas; 2º Estudo do conteúdo da NR 11 – carga horária de 4 horas; 3º Segurança na operação – carga horária de 16 horas.
O que é um monta carga?

O que é monta carga? Trata-se de um equipamento que serve para a movimentação vertical de cargas.

Para que serve elevador monta carga?

Elevador de carga industrial é um equipamento para o transporte de cargas ou matérias primas, onde a carga viaja sempre sozinha, sem o acompanhamento humano, utilizado principalmente em usinas, metalúrgicas, indústrias químicas e de transformação.

O elevador tipo monta carga é um tipo de elevador utilizado para transportar pequenas cargas e pode ser utilizado em prédios comerciais ou até mesmo em residências. Esse tipo de elevador, por conta de seu tamanho reduzido, utiliza menos energia elétrica e ocupa espaços menores.

Quando é obrigatório elevador?

No caso dos prédios habitacionais a colocação de elevadores é obrigatória a partir dos cinco pisos ou quando a altura total entre todos os espaços exceder os 11,5M. Nos restantes prédios, a partir dos três pisos, já deve ser considerado o espaço para futura colocação de um elevador.

Quais são os tipos de empilhadeiras que existem?
Quais são os tipos de empilhadeira?
  • Empilhadeira manual;
  • Empilhadeira elétrica;
  • Empilhadeira portuária;
  • Empilhadeira a gás;
  • Empilhadeira a diesel.
Qual é a definição de empilhadeira?

A empilhadeira é uma máquina, mas também é caracterizada como um veículo. Considerando o modelo clássico, ela é composta por um carrinho, dirigido por um operador, que, além da estrutura do veículo, conta com uma plataforma de carregamento e um garfo, conectados por um sistema hidráulico ao veículo.

É obrigatório extintor em empilhadeira?

Os extintores são obrigatórios para a segurança dos operadores e colaboradores que circulam na área operacional, e evita perdas materiais, além de manter a empilhadeira nas leis da segurança brasileira. O extintor recomendável é o PQS (pó químico seco).

Quais exames o operador de empilhadeira deve fazer?

Eletroencefalograma, audiometria, psicológico, oftalmológico e clínico geral fazem parte da lista de exames exigidos como admissional. Após ingressar na empresa, o operador de empilhadeira deve repetir esses exames anualmente, com exceção do psicológico.

O que o operador de empilhadeira precisa saber?

Entre as habilidades de um operador de empilhadeira práticas, a atenção se volta para as curvas, as subidas e o uso de garfos. Além disso, a movimentação da carga também é um ponto de atenção. Assim como o descarregamento da carga, que deve acontecer na posição vertical e de modo nivelado

Como fazer um check list de empilhadeira?
  1. Habilitação e EPI’s. De acordo com as normas de segurança o operador de empilhadeira deve ter uma habilitação. …
  2. Identificação do Operador. …
  3. Equipamentos Luminosos. …
  4. Equipamentos Sonoros. …
  5. Freio e Rodas. …
  6. Movimentação. …
  7. Água e Sistema de Lubrificação. …
  8. Equipamentos de Segurança.
Quais são os tipos de elevadores?
São eles:
  • Elevadores hidráulicos. …
  • Elevador com máquina de tração. …
  • Plataformas elevatórias. …
  • Elevadores de carga e automóveis. …
  • Elevadores unifamiliares.
Quem deve manter o Prontuário de instalações elétricas?
Conforme a norma, “o Prontuário de Instalações Elétricas deve ser organizado e mantido atualizado pelo empregador ou pessoa formalmente designada pela empresa, devendo permanecer à disposição dos trabalhadores envolvidos nas instalações e serviços em eletricidade”.
O que deve constar no Prontuário NR10?
São elementos do PIE da NR10:
  • O conjunto dos procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, implantadas e a descrição das medidas de controle existentes;
  • As documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos;
Quem deve manter o Prontuário de instalações elétricas?
Conforme a norma, “o Prontuário de Instalações Elétricas deve ser organizado e mantido atualizado pelo empregador ou pessoa formalmente designada pela empresa, devendo permanecer à disposição dos trabalhadores envolvidos nas instalações e serviços em eletricidade”
Por que não pode usar elevador em caso de incêndio?

Os perigos de um elevador durante um incêndio

Isso traz todos os tipos de problemas, principalmente o fato de que a fumaça pode inundar o poço do elevador e você pode sufocar porque não há ar para respirar.

Qual a NR que fala de guindaste?
NR 11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais. 11.1. Normas de segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras.
Que tipo de gás é utilizado em empilhadeiras?
Nas empilhadeiras, o gás GLP é conduzido na fase líquida até o motor, onde é pulverizado e misturado ao ar para explosão na câmara de combustão. Por conta disso, o cilindro é instalado e utilizado na posição horizontal.
Quais são os componentes da empilhadeira?
  1. De uma forma geral, as empilhadeiras são compostas por: Polia, Torre de Elevação, Compartimento Motor, Teto da cabine, Correia de elevação, Alavanca de controle, entre outros.
Porque as empilhadeiras são a gás?

Por serem movidas a gás GLP, uma fonte energética com alto potencial calorífico, elas conseguem atingir uma melhor performance gastando um menor volume de combustível.

O que é uma empilhadeira Clamp?

As empilhadeiras clamp são equipamentos utilizados para o manuseio de cargas que possuem superfícies planas, como paletes, caixas, tambores, entre outros. Essas empilhadeiras são equipadas com braços de garra que se fecham em torno da carga, permitindo o transporte seguro e eficiente.

Qual a diferença de empilhadeira a gás e elétrica?

Por causa do seu tipo de combustível, a empilhadeira emite gases em sua operação, sendo mais recomendada para ambientes externos. Diferentemente das movidas à combustão, as elétricas (como o nome já diz) são movidas a energia elétrica, possuindo baterias recarregáveis.

Qual a importância da empilhadeira?

Sem dúvida, os equipamentos que transportam e movimentam materiais são muito vantajosos. Primeiramente, além de serem de fácil manuseio, as empilhadeiras oferecem excelente custo-benefício, são indicadas para carga e descarga de caminhões, verticalização de estoques e outras operações.

Qual princípio de funcionamento de uma empilhadeira?

O QUE É UMA EMPILHADEIRA? Um veículo autopropulsor projetado para levantar, transportar e posicionar materiais. É construída sob o princípio da gangorra, onde a carga colocada nos garfos é equilibrada pelo peso da máquina. O centro de rotação ou o apoio da gangorra é o centro das rodas dianteiras.

Qual é o objetivo do curso de empilhadeira?

Curso de Aperfeiçoamento Profissional Operador de Empilhadeira tem por objetivo desenvolver as capacidades necessárias para operação de empilhadeiras, tendo em vista a movimentação interna de cargas, com segurança e eficiência, de forma a evitar acidentes e a preservar as boas condições da máquina

Como calcular horas de empilhadeira?
  1. Devemos levar em conta o preço da energia elétrica, o consumo de uma carga completa, o preço de uma carga e, por fim, a quantidade de horas trabalhadas com uma carga.
  2. Multiplique o valor do kW/h pelo consumo de kW/h de uma carga completa.
O que é buzina da empilhadeira e quando deve ser utilizada?

A buzina deve ser usada com seriedade e serve de alerta nos casos de emergência, como colisões, evitando que as pessoas próximas à empilhadeira sejam envolvidas na ocorrência.

Quais são as regras de segurança normalmente usadas pelo operador de empilhadeira?

O apoio de braço, a posição do assento e os espelhos devem ser ajustados corretamente e o cinto de segurança deve ser sempre apertado. Nunca opere uma empilhadeira, a menos que esteja no assento do operador e mantenha os braços, as pernas e a cabeça dentro dos limites do equipamento em todos os momentos.

Quais são as regras de segurança normalmente usadas pelo operador de empilhadeira?

O apoio de braço, a posição do assento e os espelhos devem ser ajustados corretamente e o cinto de segurança deve ser sempre apertado. Nunca opere uma empilhadeira, a menos que esteja no assento do operador e mantenha os braços, as pernas e a cabeça dentro dos limites do equipamento em todos os momentos.

Quais são os 5 exames admissionais?
  • Anamnese ocupacional.
  • Pressão arterial e batimentos cardíacos.
  • Saúde das articulações.
  • Exames admissionais de audiometria.
  • Acuidade visual.
  • Exame de Avaliação Neuropsicológica.
  • Exame Cardiovascular.
Quais os principais modelos de garfos de empilhadeira?
Há diversos modelos de garfos de empilhadeira disponíveis no mercado, mas os principais são:
  • Garfos de garra;
  • Garfos de olhal;
  • Garfos grandes;
  • Garfos especiais.
O que é o Plano de rigging?

O que é um Plano de Rigging? O Plano de Rigging é um documento elaborado para planejar uma operação de movimentação de carga utilizando guindaste móvel, visando a otimização dos recursos aplicados na operação e determinar todas as fases da operação.

Outros cursos

NR 01

Disposições gerais das normas regulamentadoras

NR 02

Inspeção prévia nas instalações de novos estabelecimentos

NR 03

Embargos a interdição de risco gravo e ou eminente

NR 04

Contratação de profissionais diante do risco da atividade

NR 05

CIPA – Comissão Interna de prevenção de acidentes

nr 06

Equipamento de proteção individual e coletivo

NR 07

Programa de controle médico de saúde ocupacional

NR 08

Segurança e conforto nas edificações

NR 09

Avaliação e controle das exposições ocupacionais

NR 10

Segurança com instalações elétricas

NR 11

Empilhadeira à Gás

NR 11

Empilhadeira à combustão gasolina e diesel

NR 11

Empilhadeira elétrica retrátil

NR 11

BobCAT

NR 11

Caminhão munck

NR 11

Escavadeira hidráulica

NR 11

Grua

NR 11

Guindaste

NR 11

Motoniveladoura

NR 11

Harvester

NR 11

Pá-carregadeira

NR 11

Paleteira

NR 11

Ponte Rolante

NR 11

Plataforma elevatória

NR 11

Pulverizador Uniport

NR 11

Retroescavadeira

NR 11

Sinalizador

NR 11

Transpaleteira

NR 11

Trator

NR 12

Máquinas e Equipamentos

NR 12

Esmerilhadeira

NR 12

Estilete

NR 12

Furadeira 

NR 12

Lixadeira

NR 12

Martelete 

NR 12

Nível e trena

NR 12

Parafusadeira

NR 13

Caldeira e vasos de pressão

NR 14

Construção, instalação, operação e manutenção de fornos

NR 15

Insalubridade

NR 16

Periculosidade

NR 17

Ergonomia

NR 18

Construção Civil

NR 19

Fabricação e Transporte de explosivo

NR 20

Inflamáveis e combustíveis

NR 21

Céu Aberto / Canteiro de Obras

NR 22

Mineração

NR 23

Brigada de Incêndio

NR 24

Condições Sanitárias e de conforto

NR 25

Gerenciamento de resíduos industriais

NR 26

Sinalização de Segurança

NR 27

Registro do profissional no Ministério do Trabalho

NR 28

Multas e Penalidades

NR 29

Trabalho Portuário

NR 30

Trabalho Aquaviário

NR 31

Agricultura, pecuária, sicivultura, exploração florestal e aquicultura

NR 31.12

Máquinas Agrícolas

NR 32

Área saúde –  Médicos, enfermeiros, técnicos e limpeza e higiene

NR 33

Trabalho Confinado

NR 34

Trabalho a quente e ferramentas que geram calor

NR 35

Trabalho em Altura

NR 36

Abate e processamento de carnes e derivados de leite e ovos

NR 37

Segurança e Saúde em Plataformas de Petróleo

NR 38

Trabalhos da limpeza urbana

Segurança no trabalho

Av. Floriano Peixoto, 615  –  Uberlândia/MG
[email protected]
(34) 9.9877-7080