Escolha uma Página
NR13

.

.

curso de NR 13

A NR-13 é a Norma que tem como objetivo condicionar inspeção de segurança e operação de vasos de pressão, caldeiras e tubulações.

Segurança no trabalho

Somos especialistas

Quem tem conhecimento e informação ocupa os melhores lugares. Investir em conhecimento é o passo correto para o sucesso profissional. Nossos cursos possuem validade nacional  e são reconhecidos pelos órgãos de educação. Estudar em uma escola 100% legal oferece a você  credibilidade pública da marca da Central de Cursos do Brasil.

.

Conteúdo Programático

NR 13 – CALDEIRA E VASOS DE PRESSÃO

Apresentação da Norma NR13

Cenário Brasileiro de Acidentes de Trabalho

Estrutura da NR 12

Pontos importantes da NR 13

Responsabilidade dos Trabalhadores 

Arranjo Físico e Instalações

Noções de grandezas físicas e unidades

Combustíveis das caldeiras

Componentes Pressurizados

Instrumentos e dispositivos de controle de caldeira

Falhas de operação, causas e providências

Riscos Adicionais

Manutenção, Inspeção, Preparação, Ajustes e Reparos 

Sinalização, Manuais, Procedimentos de trabalho e Segurança  

Operação de caldeiras  

Tratamento de águas 

Manutenção das caldeiras 

Calibração de válvulas de segurança

Transferência de calor a temperatura constante

Vapor saturado e vapor superaquecido 

Medidas de Controle dos Risco de Acidentes

Estudo de Casos concretos

Trocadores de calor

Tubulação, válvulas e acessórios 

Bombas; Turbinas e ejetores; Compressores;

    Descrição do processo; Partida e parada

    Procedimentos de emergência;

      Descarte de produtos químicos e preservação do meio ambiente

      Avaliação e controle de riscos inerentes ao processo;

        Prevenção contra deterioração, explosão e outros riscos;

        Segurança no trabalho

        SEGURANÇA É INEGOCIÁVEL

        Saber operar e manusear máquinas é equipamentos e um atitude inteligente que deve ser realizada por empresas que queiram se descatar nos mais diversos setores de produção da indústria brasileira. Conhecer a legislação e obeder as normas de segurança é fundamental.

        pERGUNTAS E RESPOSTAS

        NR 13 – Caldeira e vasos de pressão

        Qual é o principal objetivo da NR 13?

        A norma regulamentadora NR13 estabelece requisitos mínimos para gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão e suas tubulações de interligação nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando a segurança e saúde dos trabalhadores. 

        Quais equipamentos não se enquadram na NR 13?

        Resposta: A NR-13 não se aplica aos reservatórios pressurizados dos veículos para o transporte de GLP a granel, pois estes equipamentos estão abrangidos no item 13.2.2, alínea “a” da NR-13, “vasos de pressão destinados ao transporte de produtos”.

        Como a água é classificada na NR 13?
        Classe A – Combustíveis em geral, inflamáveis, acetileno, hidrogênio e tóxicos; Classe B – Todas as substâncias cuja temperatura não ultrapasse 200 graus Celsius; Classe C – Vapor de água, ar simples e ar comprimido e gás asfixiante; Classe C – Todos os gases e fluidos que não estão listados nas categorias anteriores.
        O que é PV na NR 13?
        O primeiro deles diz respeito ao PV. Essa grandeza é a multiplicação da pressão máxima atingida no vaso (em kPa) e o volume (em m³). Caso o resultado da multiplicação seja maior que 8, o vaso de pressão se enquadra na NR 13.
        O que é considerado um vaso de pressão?

        Por definição, um vaso de pressão é um recipiente ou reservatório projetado para conter fluidos como gases ou líquidos a uma pressão interna substancialmente diferente da pressão ambiente. A diferença entre vaso de pressão e caldeiras é que no primeiro não há uma chama em seu

        Qual a pressão de uma caldeira?

        Estas caldeiras podem ser classificadas em 3 categorias. São elas: Caldeiras da categoria A: cuja pressão de operação é igual ou superior a 1960 kPa (19,98 kgf/cm2); Caldeiras da categoria C: pressão de operação é igual ou inferior a 588 kPa (5,99 kgf/cm2) e o volume interno é igual ou inferior a 100 l (cem litros);

        Quais são os principais tipos de caldeiras?
        • Caldeiras Flamotubulares.
        • Caldeiras Aquatubulares.
        • Caldeiras Flamotubulares de Grelha Fixa.
        • Caldeiras Flamotubulares de Grelha Móvel.
        • Caldeiras Cornuálias.
        • Caldeiras Lancashire.
        • Caldeiras Multitubulares.
        Por que foi criada a NR 13?

        norma regulamentadora foi originalmente editada pela Portaria MTb nº 3.214, de 8 de junho de 1978, com o título “Vasos sob pressão”, de forma a regulamentar os artigos 187 e 188 da CLT, 

        Quem pode aplicar NR 13?

        De acordo com a NR13, uma das normas mais importantes para as indústrias, o laudo de inspeção de caldeiras, vasos de pressão, tanques de armazenamento e tubulações pode ser obtido por meio de qualquer pessoa que possui a qualificação legal para tal. Isso inclui até mesmo engenheiros

        O que é caldeiras e vasos de pressão?

        As Caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia. Os Vasos de Pressão são equipamentos que contêm fluidos sob pressão interna ou externa, diferente da pressão atmosférica.

        O que significa a sigla PMTA?

        A Pressão Máxima de Trabalho Admissível (PMTA ou também conhecida como PMTP – Pressão Máxima de Trabalho Permissível) é o maior valor de pressão a que um equipamento pode ser submetido continuamente, de acordo com o código de projeto, a resistência dos materiais utilizados, as dimensões do equipamento e seus parâmetros

        Qual é a função de uma caldeira?
        A caldeira é um equipamento de larga utilização na indústria, onde sua principal função é gerar vapor para diversos fins. Estes equipamentos térmicos tão importantes, transformam água em vapor, utilizando para isso a queima dos mais diversos tipos de combustíveis.
        Quais são os equipamentos sob pressão?

        Entende-se por ESP todos os recipientes, tubagens, acessórios de segurança, acessórios sob pressão, sendo igualmente abrangidos os componentes ligados sob pressão, tais como flanges, tubagens, acoplamentos, apoios e olhais de elevação

        Qual o nome da NR 13?

        A NR 13 é uma norma regulamentadora que foi estabelecida pela Portaria MTb nº 3.214, em 8 de junho de 1978, com o objetivo de regulamentar os artigos 187 e 188 da CLT, conforme redação dada pela Lei n.º 6.514, de 22 de dezembro de 1977.

        Quais os tipos de vasos de pressão que são aplicados na NR 13?

        Os vasos de pressão NR13 são divididos nas classes A, B e C. Equipamentos da classe A suportam fluidos tóxicos e inflamáveis. Já os da classe B são ideais para fluidos com temperatura abaixo de 200°C. Por sua vez, os da classe C comportam vapores de água e ar comprimido, por exemplo.

        Quais são os EPIs necessários durante a operação das caldeiras?

        Uso correto de EPIs: Certifique-se de que os trabalhadores que operam ou realizam atividades próximas às caldeiras usem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, como óculos de proteção, luvas, capacete, entre outros.

        O que é o teste hidrostático?

        O teste hidrostático é um procedimento realizado para identificar vazamentos e avaliar a resistência de componentes de um sistema, à exemplo de tubos e vasos de pressão. Para realiza-lo, se utiliza um equipamento que preenche todo o sistema com líquido pressurizado.

        Qual é a pressão necessária?

        Não existe uma combinação precisa de medidas para se dizer qual é a pressão normal, mas em termos gerais, diz-se que o valor de 120/80 mmHg é o valor considerado ideal. Contudo, medidas até 140 mmHg para a pressão sistólica, e 90 mmHg para a diastólica, podem ser aceitas como normais.

        Em qual vaso sanguíneo A pressão é maior?

        As artérias transportam um sangue sob alta pressão.

        Devido a essa característica, é fundamental que as paredes das artérias sejam fortes, elásticas e resistentes. As paredes desses vasos, portanto, são bem espessas.

        Qual o pH da água da caldeira?

        Os produtos utilizados são hidrazina, amônia e cicloexilamina. O valor de pH na água da caldeira deverá oscilar entre 8,5 a 9,0.

        Qual a temperatura de uma caldeira?
        A tubulação de vapor (com o vapor fluindo através dela) é direcionada através do caminho do gás de combustão no forno da caldeira. Essa área normalmente está entre 1.300 a 1.600 ° C (2.372 a 2.912 ° F).
        Quais os dois tipos de caldeira?

        Como o nome já representa, cada um destes dois tipos de caldeiras possuem tubulações de acordo com seu nome de orientação, horizontais e verticais.

        Quais os tipos de corrosão nas caldeiras?
        • CORROSÃO SALINA. …
        • OXIDAÇÃO DO FERRO. …
        • CORROSÃO CAUSADA POR GASES DISSOLVIDOS. …
        • CORROSÃO CÁUSTICA OU FENDIMENTO POR ÁLCALIS. …
        • CORROSÃO GALVÂNICA.
        O que pode causar explosões em caldeiras?

        Devido a alta produção de vapor que uma caldeira pode realizar, ocorre a decomposição da água, que provoca consequentemente o desprendimento de oxigênio e de hidrogênio. Este H2 pode vir a reagir com o carbono, produzindo o gás metano que por sua vez provoca o empolamento do aço.

        Qual a última atualização da NR 13?

        NR 13 atualizada: quando entra em vigor? No dia 4 de julho, foi publicada a PORTARIA Nº 1.846, DE 1º DE JULHO DE 2022 que aprovou o novo texto da NR 13. Assinada pelo Ministro do Trabalho e Previdência José Carlos Oliveira, nesse sentido entrará em vigor a partir de 01º de novembro de 2022.

        Como a NR 13 categoriza os tipos de caldeiras?

        Caldeiras da categoria A são aquelas cuja pressão de operação é igual ou superior a 1960 kPa (19,98 kgf/cm2); Caldeiras da categoria C são aquelas cuja pressão de operação é igual ou inferior a 588 kPa (5,99 kgf/cm2) e o volume interno é igual ou inferior a 100 l (cem litros);

        Quais são os principais itens de uma caldeira deve possuir?
        Confira a seguir e descubra.
        1. Válvula de segurança. …
        2. Instrumento que indique a pressão do vapor acumulado (Manômetro) …
        3. Injetor de alimentação de água. …
        4. Sistema de drenagem rápida. …
        5. Sistema de indicação para controle do nível de água.
        Quais são os riscos graves e iminentes em uma caldeira?

        Na operação de caldeiras, são considerados riscos iminentes pela NR 13 do M.T.E.: Pela NR 3 – Embargo ou interdição, considera-se grave e iminente risco toda condição ambiental de trabalho que possa causar acidente do trabalho ou doença profissional com lesão grave à integridade física do trabalhador.

        Quais são os três tipos de vasos?

        Os vasos sanguíneos, responsáveis pelo transporte de sangue por todo o organismo, podem ser divididos em três tipos: artérias, veias e capilares.

        Qual vaso tem menor pressão?

        Diferentemente das artérias, a pressão nas veias é menor. Para que o sangue consiga vencer a força da gravidade e a baixa pressão para retornar ao coração, as veias possuem válvulas que evitam o refluxo de sangue.

        Qual vaso tem menor pressão?

        As veias e vênulas possuem paredes musculares muito mais finas que as artérias e arteríolas, principalmente porque a pressão em veias e vênulas é muito menor.

        Quais os principais riscos de uma caldeira?

        O emprego de caldeiras implica na presença de riscos dos mais diversos: explosões, incêndios, choques elétricos, intoxicações, quedas, ferimentos diversos, etc.

        Quais são os tipos de inspeção que a caldeira deve passar?

        Deve ser realizado inspeção externa, inspeção interna e teste hidrostático para comprovar a estanqueidade do equipamento.

        Qual a validade do laudo de vaso de pressão?

        II – 2 anos …

        Para que serve o balão da caldeira?

        Já os tubulões inferiores são conhecidos como balão de lama, estão localizados na parte de baixo da caldeira. Estes têm a função de guarnecer com água as partes de troca térmica. Dessa forma, é feita a vaporização, com uma circulação espontânea.

        Como uma caldeira gera energia?

        A primeira etapa do processo consiste no aquecimento da água presente no interior da caldeira, a transformando em calor. Logo depois, este vapor em alta pressão é utilizado para fazer girar as pás de turbinas que estão acopladas a equipamentos geradores de energia.

        O que é uma caldeira 4?

        Esse tipo de caldeira apresenta tubulação interna, por onde os gases quentes são conduzidos, podendo ter de 1 a 4 tubos de fornalha. As caldeiras de 3 e de 4 tubos são muito utilizadas na marinha.

        O que é uma caldeira 4?

        Esse tipo de caldeira apresenta tubulação interna, por onde os gases quentes são conduzidos, podendo ter de 1 a 4 tubos de fornalha. As caldeiras de 3 e de 4 tubos são muito utilizadas na marinha.

        Como pode ser a circulação da água na caldeira?

        A circulação da agua nos geradores de vapor pode ser natural ou artificial. A esta ultima, originada por meios mecânicos, nos referimos em capitulo á parte. Por agora consideramos a circulação natural ou hi- drotermica resultante do aquecimento desegual das di- versas partes do gerador.

        Como funciona a fornalha da caldeira?

        Basicamente, as fornalhas são acessórios de caldeiras e secadores, os quais apresentam estruturas que asseguram a queima completa do combustível, de modo eficiente e contínuo, visando o máximo aproveitamento da energia térmica liberada na combustão.

        O que é uma caldeira de força?

        A caldeira de força também conhecida como caldeira de biomassa, faz parte de um circuito que suporta a fabricação da celulose. Seu funcionamento garante a produção de vapor usado para a produção de energia e também como fonte de aquecimento para o processo industrial.

        Qual é a função de um revestimento em um vaso de pressão?

        O principal objetivo da aplicação do revestimento anticorro- sivo é de proteger o substrato metálico (aço carbono), às a- ções de corrosão dos equipamentos de processo alcançando uma qualidade superior do produto, classificado agora como alimento, e garantir um ganho de vida útil com viabilidade econômica da aplicação.

        O que é SPIE na NR 13?

        A criação de um organismo de SPIE em uma empresa, necessariamente precisa conseguir uma certificação prevista no ANEXO II da NR-13 (Vasos de Pressão e Caldeiras, conforme sua criação narevisão de 1994/95).

        Quais as regras básicas da NR-13?

        A respeito dessas exigências, podemos citar as três principais, que são a Inspeção periódica de segurança, a documentação atualizada e a capacitação dos operadores.

        Quais equipamentos se enquadram na NR-13?
        • Todos os equipamentos classificados como caldeiras;
        • Todos os vasos de pressão nos quais o P.V. …
        • Recipientes móveis com P.V. …
        • Vasos de pressão com fluidos da classe A;
        • Tubulações ou sistemas de tubulação interligados a caldeiras ou vasos de pressão que possuam fluidos A ou B;

        Outros cursos

        NR 01

        Disposições gerais das normas regulamentadoras

        NR 02

        Inspeção prévia nas instalações de novos estabelecimentos

        NR 03

        Embargos a interdição de risco gravo e ou eminente

        NR 04

        Contratação de profissionais diante do risco da atividade

        NR 05

        CIPA – Comissão Interna de prevenção de acidentes

        nr 06

        Equipamento de proteção individual e coletivo

        NR 07

        Programa de controle médico de saúde ocupacional

        NR 08

        Segurança e conforto nas edificações

        NR 09

        Avaliação e controle das exposições ocupacionais

        NR 10

        Segurança com instalações elétricas

        NR 11

        Empilhadeira à Gás

        NR 11

        Empilhadeira à combustão gasolina e diesel

        NR 11

        Empilhadeira elétrica retrátil

        NR 11

        BobCAT

        NR 11

        Caminhão munck

        NR 11

        Escavadeira hidráulica

        NR 11

        Grua

        NR 11

        Guindaste

        NR 11

        Motoniveladoura

        NR 11

        Harvester

        NR 11

        Pá-carregadeira

        NR 11

        Paleteira

        NR 11

        Ponte Rolante

        NR 11

        Plataforma elevatória

        NR 11

        Pulverizador Uniport

        NR 11

        Retroescavadeira

        NR 11

        Sinalizador

        NR 11

        Transpaleteira

        NR 11

        Trator

        NR 12

        Máquinas e Equipamentos

        NR 12

        Esmerilhadeira

        NR 12

        Estilete

        NR 12

        Furadeira 

        NR 12

        Lixadeira

        NR 12

        Martelete 

        NR 12

        Nível e trena

        NR 12

        Parafusadeira

        NR 13

        Caldeira e vasos de pressão

        NR 14

        Construção, instalação, operação e manutenção de fornos

        NR 15

        Insalubridade

        NR 16

        Periculosidade

        NR 17

        Ergonomia

        NR 18

        Construção Civil

        NR 19

        Fabricação e Transporte de explosivo

        NR 20

        Inflamáveis e combustíveis

        NR 21

        Céu Aberto / Canteiro de Obras

        NR 22

        Mineração

        NR 23

        Brigada de Incêndio

        NR 24

        Condições Sanitárias e de conforto

        NR 25

        Gerenciamento de resíduos industriais

        NR 26

        Sinalização de Segurança

        NR 27

        Registro do profissional no Ministério do Trabalho

        NR 28

        Multas e Penalidades

        NR 29

        Trabalho Portuário

        NR 30

        Trabalho Aquaviário

        NR 31

        Agricultura, pecuária, sicivultura, exploração florestal e aquicultura

        NR 31.12

        Máquinas Agrícolas

        NR 32

        Área saúde –  Médicos, enfermeiros, técnicos e limpeza e higiene

        NR 33

        Trabalho Confinado

        NR 34

        Trabalho a quente e ferramentas que geram calor

        NR 35

        Trabalho em Altura

        NR 36

        Abate e processamento de carnes e derivados de leite e ovos

        NR 37

        Segurança e Saúde em Plataformas de Petróleo

        NR 38

        Trabalhos da limpeza urbana

        Segurança no trabalho

        Av. Floriano Peixoto, 615  –  Uberlândia/MG
        [email protected]
        (34) 9.9877-7080