Escolha uma Página
NR33

.

.

curso de NR 33

A NR 33 tem como objetivo reduzir o número de acidentes de trabalho, além de preservar a integridade física dos trabalhadores que atuam em espaços confinados

Segurança no trabalho

SEGURANÇA É INEGOCIÁVEL

Saber operar e manusear máquinas é equipamentos e um atitude inteligente que deve ser realizada por empresas que queiram se descatar nos mais diversos setores de produção da indústria brasileira. Conhecer a legislação e obeder as normas de segurança é fundamental.

Conteúdo Programático

NR 33 – Espaço Confinado

Apresentação da NR 33;
Objetivos e aplicabilidade; 
Riscos, químicos, físicos e biológicos;
Identificação dos espaços confinados; 
Tipos de espaços confinados;
Funcionamento de Equipamentos Utilizados; 
Riscos Ambientais, atmosféricos e elétricos;
Programa de entrada em espaço confinado; 
Limpeza e manutenção das roupas, vestimentas e equipamentos de proteção pessoal;
Acidentes em espaço confiando; 
Áreas classificadas;
Uso de EPIS em espaço confinado; 
Medidas técnicas, administrativas e pessoais de prevenção em espaço confinado;
Responsabilidades do empregador, da organização, vigias e trabalhadores; 
Procedimento e utilização da PET;
Operação de salvamento, resgate e primeiros Socorros 
Práticas seguras e de prevenção em espaço confinado;
Segurança no trabalho

Somos especialistas

Quem tem conhecimento e informação ocupa os melhores lugares. Investir em conhecimento é o passo correto para o sucesso profissional. Nossos cursos possuem validade nacional  e são reconhecidos pelos órgãos de educação. Estudar em uma escola 100% legal oferece a você  credibilidade pública da marca da Central de Cursos do Brasil.

.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

NR 33 – Espaço Confinado

Quais os principais pontos da NR 33?

A NR-33 estabelece requisitos mínimos para avaliação, monitoramento, reconhecimento dos espaços confinados para garantir a saúde e a segurança do trabalhador.

Quais são os 3 principais requisitos de resgate em espaço confinado?
Os 3 principais tipos de resgates em espaços confinados
  • Qualquer lugar não seja projetado para a ocupação humana contínua;
  • Espaços com meios limitados de entrada e saída;
  • Locais com deficiência do volume oxigênio abaixo de 20,9% do valor em condições atmosféricas normais.
Onde a NR 33 é aplicada?

Dessa forma, a Norma Regulamentadora 33 se aplica muito em serviços de gás, água e esgoto, eletricidade, telefonia, construção civil, siderúrgicas, metalúrgicas, agricultura e agroindústria; principalmente no que envolve obra, reparo, manutenção, limpeza e salvamento.

Quais são os tipos de espaço confinado?
No ambiente industrial, existem muitos tipos de espaços confinados, sendo os principais:
  • Galerias subterrâneas;
  • Tanques (de água e/ou esgoto);
  • Dutos;
  • Chaminés;
  • Moinhos industriais;
  • Reatores;
  • Fossos;
  • Tubulações;
Como a NR 33 protege o trabalhador?

Além da capacitação, a NR33 também determina as medidas técnicas de prevenção que visam proteger o trabalhador, tais como: manter condições atmosféricas aceitáveis na entrada e durante toda a realização das atividades e monitorar continuamente a atmosfera nos espaços confinados nas áreas onde os funcionários

Quem criou a NR 33?

Foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 28 de dezembro de 2006, a Portaria MTE nº 202, assinada pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, que aprova a Norma Regulamentadora nº 33. A NR-33 trata de Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados.

Qual o prazo de validade da NR 33?

O Curso de Reciclagem de Espaço Confinado da NR-33 é um curso obrigatório para trabalhadores e vigias (entrantes) que necessitam entrar em espaços confinados, mas estão com o curso vencido. O Curso de Espaço Confinado (NR-33) possui a validade de apenas um ano, como estabelecido na Norma regulamentadora 33 do MTE.

Quais são os primeiros socorros em espaço confinado?

Os primeiros socorros podem incluir a realização de massagem cardíaca, respiração boca-a-boca, controle de sangramento, entre outras medidas. Aguarde a chegada da equipe de resgate: Em casos mais graves, é importante aguardar a chegada da equipe de resgate para realizar a remoção do trabalhador do ambiente confinado.

Quando é considerado espaço confinado?

Um espaço confinado é um ambiente com as seguintes características: Não é projetado para ocupação humana contínua. Possui meios limitados de entrada e saída. Tem ventilação insuficiente ou inexistente para remover contaminantes.

Quais dos documentos são obrigatórios para entrar no espaço confinado?

Permissão de Entrada e Trabalho (PET)

A Permissão de Entrada e Trabalho é um documento obrigatório, que deve ser elaborado para cada operação que envolva entrada em espaço confinado. Sua função é identificar o local, as pessoas autorizadas, o vigia, os procedimentos e outras exigências da NR 33.

Quem classifica espaço confinado?

Essa permissão é exigida por lei, sendo executada pelo supervisor de entrada.

Quais são os riscos de um espaço confinado?

O ruído, calor, radiações não ionizantes e umidade são encontrados com frequência nos espaços confinados. A presença de contaminantes e a deficiência de oxigênio (O2) podem provocar a intoxicação, asfixia simples ou química e, eventualmente, a morte dos trabalhadores.

Quem classifica espaço confinado?

Essa permissão é exigida por lei, sendo executada pelo supervisor de entrada.

Quais são os nomes dos membros da equipe de espaço confinado?

Quem compõe a equipe de trabalho em espaço confinado? A equipe de trabalho em um espaço confinado é composta pelo responsável técnico, o supervisor de entrada, o vigia e os trabalhadores autorizados. Cada um deles cumpre funções específicas do procedimento de trabalho dentro desses ambientes

Quais tipos de ventilação em espaço confinado?

Do ponto de vista mais simples 3 tipos de ventilação podem ser adotados: insuflação, exaustão e combinados (insuflação + exaustão).

Qual é o percentual de oxigênio indicado para entrada em espaços confinados?
20,9%
33.4.8.2. O percentual de oxigênio indicado para entrada em espaços confinados é de 20,9%, sendo aceitável o percentual entre 19,5% e 23% de volume desde que a causa da redução ou enriquecimento do O2 seja conhecida e controlada.
Quem pode aplicar o treinamento de NR 33?

Quem pode ministrar o Curso NR 33? De acordo com a norma, os instrutores designados pelo responsável técnico devem ter comprovado proficiência no assunto.

Qual é o limite de tolerância do monóxido de carbono CO NR 33?

PALPITAÇÃO (1000 – 2000 PPM); INCONSCIÊNCIA (2000 – 2500 PPM);

Quantos são os níveis de grau de risco de espaço confinado?

Conforme visto anteriormente, o NIOSH classifica os espaços confinados em três classes e considera dentre elas a presença de atmosfera Imediatamente Perigosa à Vida ou à Saúde.

O que é uma atmosfera perigosa?

A atmosfera perigosa é um termo utilizado para descrever qualquer ambiente que contenha substâncias ou condições que possam representar riscos à saúde e segurança das pessoas. Essas substâncias podem incluir gases inflamáveis, vapores tóxicos, poeiras combustíveis e oxigênio em concentrações inadequadas.

Responsabilidades do Empregador

Cabe ao empregador segundo a NR-33 (item 33.2.1): Identificar formalmente o responsável técnico desta norma, assim como identificar espaços confinados e riscos para cada um deles.

Qual a última atualização da NR 33?

Aprovado pela portaria Portaria MTP 1.690, de 15 de junho de 2022 o novo texto da NR 33 atualizada terá vigência a partir de 03 de outubro de 2022. Contudo o item 33.5.12.3.1 tem o prazo de 5 anos para entrar em vigor.

Quantas horas de treinamento para espaço confinado?

Segundo a NR 33, a Capacitação para Trabalhos em Espaços Confinados pode ter carga horária de, no mínimo, 8, 16 ou 40 horas, a depender do tipo de função. Para trabalhadores autorizados, vigias e supervisores de entrada: treinamento periódico a cada doze meses, com carga horária mínima de 8 horas.

Quem pode substituir o vigia no espaço confinado?

O supervisor de entrada pode desempenhar a função de vigia, caso seja necessário.

Qual o risco é responsável pela maioria das mortes em espaços confinados?

Existem três riscos principais que podem ser detectados na maioria dos espaços confinados: Presença de poeiras e gases tóxicos; Existência de substâncias inflamáveis que podem gerar explosão; Insuficiência de ventilação.

Qual é a função do supervisor de entrada?

supervisor de entrada deve conferir as entradas apropriadas nos espaços confinados, os testes, os procedimentos e a presença dos equipamentos listados na PET (Permissão de Entrada e Trabalho), no local.

Quem é responsável por preencher a Pet?

A PET deve ser emitida pelo supervisor responsável pela entrada e trabalho no espaço confinado e aprovada pelo responsável pela segurança da empresa.

Quais os três tipos de ventilação?

ventilação mecânica não-invasiva (VMNI); ventilação mandatória intermitente (IMV); ventilação assistida/controlada (PCV);

Qual a diferença de ventilação e oxigenação?

Ventilação: entrada e saída de ar entre as unidades funcionais dos pulmões, alvéolos, e o meio externo. Oxigenação: participação do oxigênio molecular no processo de obtenção de oxigênio.

Como se classificam os espaços confinados?
  • Classe A. Apresenta uma atmosfera imediatamente perigosa à vida e à saúde (IPVS), ou seja, uma dessas três características: …
  • Classe B. Apresenta uma atmosfera perigosa, mas não IPVS. …
  • Classe C.
O que é ventilação direta?

Garante circulação do ar dentro da máscara a fim de impedir o embaçamento e também a formação de condensação (gotículas) na lente

Qual é o limite de tolerância de monóxido de carbono?

O monóxido de carbono é um gás altamente tóxico, com o limite de tolerância de 39 ppm em jornadas de trabalho de até 48 horas/semana, segundo a NR-15.

Quantos litros de oxigênio um paciente precisa?

Recomenda-se a utilização de cateter nasal de oxigênio com até 5L/min sem necessidade de umidificação e não se recomenda a utilização de máscaras de Venturi®. Se o paciente não atingir a SpO2 alvo, recomenda-se ajustar o fluxo de O2 entre 10 e 15 L/min com máscara reservatório não reinalante.

Quanto tempo dura o treinamento da NR 33?

Todos os trabalhadores autorizados, Vigias e Supervisores de Entrada devem receber capacitação periódica a cada 12 meses, com carga horária mínima de 8 horas.

Qual limite de CO2 em espaço confinado?

A 80.000 ppm, o CO2 pode ser fatal. Como referência, a OSHA (Administração de Segurança e Saúde Ocupacional) definiu um limite permissível de exposição (PEL) ao CO2 de 5.000 ppm em um período de oito horas e 30.000 ppm em um período de 10 minutos.

Por que o CO2 é o CO provocam asfixia?
O monóxido de carbono possui cerca de 200 vezes mais afinidade com a hemoglobina que o gás oxigênio e, ao ligar-se a ela, diminui a quantidade de hemoglobina disponível para o transporte de O2 pelo corpo humano. Essa competição com o oxigênio pode levar à morte por asfixia.
Quais são os 4 gases do espaço confinado?

Esse detector de 4 gases é multifunções que realiza medição de oxigênio (O2) na faixa de 0 a 30% O₂, monóxido de carbono (CO) de 0 a 999 PPM, Sulfeto de Hidrogênio (H₂S) de 0 a 100 PPM e Gases Combustíveis (EX) de 0 a 100% LEL.

Outros cursos

NR 01

Disposições gerais das normas regulamentadoras

NR 02

Inspeção prévia nas instalações de novos estabelecimentos

NR 03

Embargos a interdição de risco gravo e ou eminente

NR 04

Contratação de profissionais diante do risco da atividade

NR 05

CIPA – Comissão Interna de prevenção de acidentes

nr 06

Equipamento de proteção individual e coletivo

NR 07

Programa de controle médico de saúde ocupacional

NR 08

Segurança e conforto nas edificações

NR 09

Avaliação e controle das exposições ocupacionais

NR 10

Segurança com instalações elétricas

NR 11

Empilhadeira à Gás

NR 11

Empilhadeira à combustão gasolina e diesel

NR 11

Empilhadeira elétrica retrátil

NR 11

BobCAT

NR 11

Caminhão munck

NR 11

Escavadeira hidráulica

NR 11

Grua

NR 11

Guindaste

NR 11

Motoniveladoura

NR 11

Harvester

NR 11

Pá-carregadeira

NR 11

Paleteira

NR 11

Ponte Rolante

NR 11

Plataforma elevatória

NR 11

Pulverizador Uniport

NR 11

Retroescavadeira

NR 11

Sinalizador

NR 11

Transpaleteira

NR 11

Trator

NR 12

Máquinas e Equipamentos

NR 12

Esmerilhadeira

NR 12

Estilete

NR 12

Furadeira 

NR 12

Lixadeira

NR 12

Martelete 

NR 12

Nível e trena

NR 12

Parafusadeira

NR 13

Caldeira e vasos de pressão

NR 14

Construção, instalação, operação e manutenção de fornos

NR 15

Insalubridade

NR 16

Periculosidade

NR 17

Ergonomia

NR 18

Construção Civil

NR 19

Fabricação e Transporte de explosivo

NR 20

Inflamáveis e combustíveis

NR 21

Céu Aberto / Canteiro de Obras

NR 22

Mineração

NR 23

Brigada de Incêndio

NR 24

Condições Sanitárias e de conforto

NR 25

Gerenciamento de resíduos industriais

NR 26

Sinalização de Segurança

NR 27

Registro do profissional no Ministério do Trabalho

NR 28

Multas e Penalidades

NR 29

Trabalho Portuário

NR 30

Trabalho Aquaviário

NR 31

Agricultura, pecuária, sicivultura, exploração florestal e aquicultura

NR 31.12

Máquinas Agrícolas

NR 32

Área saúde –  Médicos, enfermeiros, técnicos e limpeza e higiene

NR 33

Trabalho Confinado

NR 34

Trabalho a quente e ferramentas que geram calor

NR 35

Trabalho em Altura

NR 36

Abate e processamento de carnes e derivados de leite e ovos

NR 37

Segurança e Saúde em Plataformas de Petróleo

NR 38

Trabalhos da limpeza urbana

Segurança no trabalho

Av. Floriano Peixoto, 615  –  Uberlândia/MG
[email protected]
(34) 9.9877-7080