Conteúdo Programático
NR 05 – CIPA – Comissão Interna de prevenção de acidentes
Estudo e condições do Ambiente e Riscos originados do processo produtivo;
Metodologia de investigação e Análise de acidentes e doenças do trabalho;
Introdução à Segurança do Trabalho e Mapa de Riscos;
Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis
Noções sobre as legislações trabalhistas e previdenciárias relativas à Segurança e Saúde no trabalho;
Princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos;
Atribuições do membro da CIPA – NR 5;
Equipamentos de Proteção Individual – EPI;
Estudo do ambiente, das condições de trabalho
Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho;
Noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos
Princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos;
Organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão;
Constituição, organização e atribuições;
Empregados, presidente, vice-presidente e secretário CIPA;
Funcionamento, reuniões extraordinárias e decisões;
Processo eleitora, contratantes e contratadas, minerais, alimentos, têxteis e confecções;
Dimensionamento da CIPA e membros efetivos e suplentes;
Agrupamento de setores econômicos pela Classificação Nacional de Atividades CNAE
Calçados e similares, madeira, papel, gráficos, som, imagem, químicos e borracha
Não metálicos, metálicos, equipamentos, máquinas e ferramentas
Construção, intermediários do comércio, alojamento e alimentação
Comércio atacadista, varejista e de produtos perigosos
Transporte, correio, telecomunicações e seguro;
Administração de mercados financeiros, bancos e serviços;
Locação de mão de obra e limpeza;
Ensino, pesquisas, administração pública, saúde e outros serviços;