PERGUNTAS E RESPOSTAS
NR 07 – Saúde do empregado / PCMSO e PPRA
O que é a NR 7?
A Norma Regulamentadora 7 é a norma que determina a implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Operacional (PCMSO) nas empresas
O que é PCMSO?
PCMSO significa Programa de Controle Médico de Saúde Operacional. É uma medida obrigatória, prevista pelo Ministério do Trabalho, para promover e preservar a saúde dos colaboradores em empresas de todos os portes e nichos de atuação
Quais são os principais pontos da NR 7?
Qual o principal objetivo da nr7?
O que precisa constar na NR 7?
A nova redação da NR 7 fez alterações nos itens que devem constar do ASO, sendo eles:
a) Razão social e CNPJ ou CAEPF da organização;
b) Nome completo do empregado, o número de seu CPF e sua função;
c) A descrição dos perigos ou fatores de risco identificados
d)Classificados no PGR que necessitem de controle médico
O que trata a NR 7 e quais exames estão previstos nela?
Exames periódicos: os colaboradores precisam fazer exames de acordo com a periodicidade determinada pelo PCMSO, sendo anual para trabalhadores expostos a riscos que impliquem o agravamento ou desencadeamento de doenças ocupacionais e para pessoas com doenças crônicas.
Quais os 5 exames que consta na nr7?
O item 7.4 da NR-07, que orienta as empresas e profissionais do SESMT quanto ao desenvolvimento do PCMSO. Segundo o texto, todos os funcionários devem passar pelos exames médicos admissional, demissional, periódico, de retorno ao trabalho e de mudança de função.
Quem é obrigado a ter o PCMSO?
O PCMSO é obrigatório? Desde que a empresa ou instituição possuam empregados regidos pela CLT, é legalmente obrigada a implantar o PCMSO, não importa o seu tamanho e tampouco o seu grau de risco.
Qual o prazo do PCMSO?
De preferência, o PCMSO deve passar por uma atualização anual, aproveitando a elaboração do relatório analítico pelo médico responsável.
Quem pode ministrar NR-7?
Quem pode ministrar o Treinamento NR-7 e as qualificações necessárias. A ministração do treinamento NR-7 deve ser realizada por profissionais qualificados e experientes na área de saúde ocupacional.
Quais as principais mudanças que ocorreram na NR 07?
- redução na ocorrência de acidentes do trabalho;
- redução nos afastamentos por falta de procedimentos adequados;
- possibilidade de reavaliação do inventário de riscos por indicação do médico do PCMSO.
O que é o PGR e o PCMSO?
O que é um risco ocupacional?
O risco ocupacional é a probabilidade de um trabalhador sofrer algum dano, resultante de suas atividades profissionais. Assim, são acidentes ou doenças ocupacionais que podem ocorrer de acordo com a ocupação que exercem.
O que é o documento ASO?
ASO ou Atestado de Saúde Ocupacional é um documento feito a partir de uma avaliação médica do funcionário. Nele, se verifica o estado de saúde do trabalhador e se constata se existe ou não aptidão do colaborador para cumprir com as suas atividades na empresa
O que substitui o PCMSO?
Sabemos que o PPRA substitui o PCMSO, mas hoje o PGR substitui o PPRA, como funcionará o embasamento dos programas. O PGR por si só é um programa que engloba de forma sucinta, todas as diretrizes necessárias para análise prévia de riscos e acidentes no trabalho.
O que mudou no PCMSO 2023?
O relatório anual do PCMSO foi substituído Agora pelo Relatório Analítico, que deverá ser apresentado e discutido com os responsáveis pela gestão de SST, incluindo a CIPA, quando existente,
Quais as empresas que não precisam instalar o PCMSO?
A Secretaria do Trabalho publicou a Portaria nº 915/2019 desobrigando o Microempreendedor Individual (MEI), a microempresa e as empresas de pequeno porte a elaborar a PPRA e PCMSO
Quais as empresas que não precisam instalar o PCMSO?
O documento referente ao PCMSO deve conter o relatório analítico elaborado pelo médico do trabalho, contendo, conforme o item 7.6.2 da NR-07: Número de exames clínicos realizados. Número e tipos de exames complementares realizados.
Quais exames fazem parte do PCMSO?
Avaliação clínica, considerando o histórico ocupacional; avaliação física e mental; exames complementares, quando necessários, conforme exposição a riscos mais graves a saúde (exemplos: radiografias, audiometria, exame toxicológico e hemograma).
Como é feita a elaboração do PCMSO?
- Identifique a empresa. O primeiro passo é inserir todos os dados de identificação da empresa para facilitar seu reconhecimento. …
- Mapeie os riscos. …
- Crie um programa anual. …
- Informe outras avaliações médicas especiais.
Quais riscos entram no PCMSO?
Quem é dispensado de PCMSO?
Segurança do Trabalho
Av. Floriano Peixoto, 615 – Uberlândia/MG
contato@centraldecursosdobrasil.com.br
(34) 9.9877-7080