Escolha uma Página

PERGUNTAS E RESPOSTAS

NR 23 – Brigada de incêndio

Qual é o principal objetivo da NR 23?

A NR-23 é uma norma que estabelece instruções de proteção contra incêndio, desde orientações para evacuação rápida dos funcionários em serviços, equipamentos adequados para combater o fogo no início, até informações sobre o treinamento de pessoal para o uso correto dos equipamentos.

Quais as principais regras da NR 23?
4 pontos que você precisa saber sobre a NR 23
  • Os caminhos para as saídas devem ser livres.
  • Placas de sinalização devem indicar o curso de ação.
  • É preciso realizar treinamentos de incêndio.
  • O fogo é dividido em 4 classes.
  • Use apenas extintores aprovados pelo INMETRO.
  • Use extintores específicos para cada classe de fogo.
Como a NR 23 determina a classe de fogo?

A NR 23 determina que toda empresa com 50 ou mais colaboradores deve ter pontos de água sob pressão, a fim de extinguir o início de fogo de Classe A. O líquido nunca deve ser utilizado no combate ao fogo das Classes B, C e D. Os pontos de água devem ser sinalizados e de fácil acesso

Quais os 2 tipos de proteção contra incêndio?

Isso porque as chamas têm um grande poder destrutivo e, além de provocar grandes prejuízos materiais, podem levar pessoas à hospitalização e até à morte. Para evitar que isso aconteça, existem dois tipos de medida de proteção contra incêndio: as medidas passivas e as medidas ativas.

Qual o órgão responsável por fiscalizar o cumprimento da NR 23?

23 (NR-23) — Ministério do Trabalho e Emprego.

O que diz a NR 23 atualizada?

23.1 Disposições gerais. 23.1.1 Todas as empresas deverão possuir: a) proteção contra incêndio; b) saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço, em caso de incêndio; c) equipamento suficiente para combater o fogo em seu início; d) pessoas adestradas no uso correto desses equipamentos. Saídas.

Quais são os tipos de classe de incêndio?

Para tanto, deixamos claro que existem diferentes classes de incêndio. Esses tipos se classificam como classe a, b, c, d, k de incêndio. Em suma, é importante conhecermos cada uma dessas classes, assim como quais são as classes de extintores para cada incêndio.

Qual a carga horária da NR 23?
Carga Horária: 08 horas. Base Legal: Subitem 23.1.1 da Norma Regulamentadora nº 23 da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia.
Onde a NR 23 é aplicada?

Ela deve ser aplicada em diferentes tipos de empreendimentos, como empresas, escolas, hospitais e qualquer outro tipo de estabelecimento, principalmente aos que mantêm uma equipe de brigadistas ou um time de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Quem fundou a NR 23?

A NR 23 consiste numa norma brasileira criada pelo Ministério do Trabalho que disciplina sobre as regras complementares de segurança e saúde no trabalho previstas no art. 200 da CLT.

Quais as 6 regras da NR 23?

a) acionar o sistema de alarme;
b) chamar imediatamente o Corpo de Bombeiros;
c) desligar máquinas e aparelhos elétricos, quando a operação do desligamento não envolver riscos adicionais;
d) atacá-lo o mais rapidamente possível, pelos meios adequados.

Qual é a distância de um extintor para o outro?

Além disso, esses extintores deverão estar posicionados de forma que a distância que alguém poderá percorrer no interior do imóvel, partindo de qualquer ponto, até alcançar um extintor deve ser de, no máximo, 15 metros.

Qual a diferença entre o fogo e o incêndio?

Fogo – É uma reação química de oxidação com desprendimento de luz e calor, esta reação é denominada de combustão.

Incêndio – É todo o fogo não controlado pelo homem que tenha a tendência de se alastras e de destruir.

Quais são os 3 principais métodos de combate a incêndio?

A partir disso, podemos definir as 3 formas de eliminar o fogo: 

a) Resfriamento: Quando se retira o calor; 

b) Abafamento: Quando se retira o comburente; 

c) Isolamento: Quando se retira o combustível.

Quais são os 3 principais métodos de combate a incêndio?

A partir disso, podemos definir as 3 formas de eliminar o fogo: 

a) Resfriamento: Quando se retira o calor; 

b) Abafamento: Quando se retira o comburente; 

c) Isolamento: Quando se retira o combustível.

Quais são os equipamentos contra incêndio?

Os equipamentos de combate a incêndio mais comuns são os hidrantes, chuveiros automáticos sprinklers, as bombas hidráulicas, extintores de incêndio, alarmes, mangueiras, Iluminação de emergência, porta corta-fogo, sinalização e outros menos populares, como o abrigo contra incêndio.

Quais são os 4 métodos de extinção do fogo?

Com a retirada de um dos elementos do fogo, temos os seguintes métodos de extinção: extinção por retirada do material, por abafamento, por resfriamento e extinção química.

O que é parede TRRF?

O Tempo Requerido de Resistência ao Fogo (TRRF) é o tempo mínimo de resistência ao fogo, em minutos, de um elemento estrutural (lajes, vigas, pilares), de uma parede ou de divisórias quando sujeito ao incêndio-padrão – modelado por meio de uma elevação padronizada de temperatura

O que é sinalização passiva?

O objetivo nesse caso é manter o fogo e a fumaça somente em um local, permitindo que a evacuação seja feita com segurança. São medidas chamadas de passivas porque independem da ação humana.

O que é proteção ativa e passiva?

A proteção passiva tem o objetivo de proteger a edificação e as pessoas, para que a evacuação seja feita de forma rápida e segura. Já a proteção ativa tem a missão de combater o fogo que já começou.

Porque o extintor de incêndio não pode ficar no chão?

E o motivo é óbvio, não é mesmo. Em uma emergência, quanto antes as pessoas e profissionais treinados tiverem acesso aos equipamentos, mais rápido será possível conter as chamas. Por isso, a norma é clara: se instala o extintor em local onde haja melhor probabilidade de o fogo bloquear o seu acesso.

Onde deve ficar o extintor de incêndio?

Deve ser instalado pelo menos um extintor de incêndio a não mais de 5 m da entrada principal da edificação e das escadas nos demais pavimentos.
Como se calcula o número de extintores?

Calcular a área protegida por cada extintor; Calcular o número de extintores necessários para cada classe de incêndio, dividindo a área total do local pela área protegida por cada extintor.

Quais são os 4 tipos de extintores?

Gás Carbônico (CO2); Pó Químico B/C; Pó Químico A/B/C; Espuma mecânica.

O que é o pó ABC?

Do que é feito um extintor ABC? Os extintores ABC são feitos de Pó Químico Seco (PQS) e possuem um componente químico chamado monofosfato de amônia. Este componente é o principal responsável por extinguir o fogo.

Qual é a NR do brigadista?

A Brigada de Incêndio, mais especificamente, compõe-se de uma equipe de colaboradores capacitados em NR 23, treinados para atuar em situações de emergência, como combate inicial do fogo, evacuação segura do local e efetuação de técnicas de primeiros socorros.

Qual NR fala sobre o plano de emergência?

NBR 15219 – Plano de emergência contra incêndio – Requisitos. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Normas Técnicas. FUNDACENTRO, ”Introdução à Engenharia de Segurança de Sistemas”, 4 ed..

Qual é o significado de incêndio?

Um incêndio é uma ocorrência de fogo não controlado, que pode ser extremamente perigosa para os seres vivos e as estruturas.

Qual é o significado de incêndio?

Um incêndio é uma ocorrência de fogo não controlado, que pode ser extremamente perigosa para os seres vivos e as estruturas.

Quantos kg deve ter o extintor?

Os extintores portáteis possuem peso total de até 20 kg. Os extintores que podem ser fixados na parede são: AP de 10 lts. PQS de 04 a 12 kgs.

Qual a altura da sinalização de saída de emergência?

A sinalização de alerta apropriada deve ser instalada em local visível e a uma altura de 1,8 m medida do piso acabado à base da sinalização, próxima ao risco isolado ou distribuída ao longo da área de risco generalizado, distanciadas entre si em, no máximo, 15 m.

Qual o tipo de extintor que não tem manômetro?

O modelo mais fácil de se descobrir no tato é o extintor de Gás Carbônico (CO2). Isso se da a ele não possuir o manômetro e ter na ponta do mangote o grande dissipador do gás. Os utros três modelos de extintores são: Água (H2O), Pó Químico Seco (PQS) e Espuma.

Quais são os 3 tipos de incêndio?

As cinco tipos de classificações para os incêndios são: Classe A , que envolve materiais sólidos como madeira, papel, tecido; Classe B, causados por gasolina, querosene, óleo, parafina, ou seja, pela combustão de líquidos ou gases inflamáveis; Classe C, incêndio gerado por energia elétrica

Quais os 3 princípios do fogo?

Os elementos que compõem o fogo são combustível, comburente e calor. Estes formam o Triângulo do Fogo. Quando ocorre a reação em cadeia desses três elementos, tem-se o quadrado do fogo, ou Tetraedro do Fogo, que substitui o Triângulo do Fogo.

Qual o elemento que alimenta o fogo?

É o elemento que ativa e da vida a combustão. Há outros gases que podem comportar-se como comburentes para determinados combustíveis, no entanto, na maioria do casos, o mais comum é o oxigênio. É toda a substância capaz de queimar e alimentar a combustão.

O que é incêndio de classe C?

Classe C Incêndio gerado pela queima de equipamentos e instalações elétricas energizadas, tais como quadros de força, fiação elétrica, transformadores, eletrodomésticos, etc. Classe D Fogo causado por metais combustíveis como magnésio, titânio, potássio, lítio, sódio e zircônio.

Qual o extintor que não pode ser usado na eletricidade?

GÁS CARBÔNICO (CO2): O extintor composto por dióxido de carbono é indicado para incêndios de classe C, pois não conduz eletricidade.

Quais são as 5 causas mais comuns de incêndio?
Entre as principais causas de incêndios estão:
  • Curto circuito, mau contato e/ou sobrecarga em instalação elétricas ou equipamentos;
  • Superaquecimento ou mau funcionamento de aparelhos elétricos;
  • Chama Exposta;
  • Panela esquecida no fogão;
  • Centelha ou Faísca;
  • Vazamento de líquido ou gás inflamável;
  • Combustão Espontânea;
Qual a melhor técnica de combate a incêndios?

Entre esses equipamentos, o mais utilizado no combate a incêndios é o extintor, que deve ser submetido a manutenção pelo menos uma vez por ano, por pessoas credenciadas e especializadas no assunto. É importante também, além de adquirir e conservar os equipamentos de segurança, saber manuseá-los.

Quais os 2 tipos de proteção contra incêndio?
Isso porque as chamas têm um grande poder destrutivo e, além de provocar grandes prejuízos materiais, podem levar pessoas à hospitalização e até à morte. Para evitar que isso aconteça, existem dois tipos de medida de proteção contra incêndio: as medidas passivas e as medidas ativas.
Quais equipamentos são fundamentais para a NR 23?
Equipamentos adequados para o combate ao fogo
  • Hidrantes e mangotinhos para combate ao incêndio com água;
  • Sprinklers automáticos;
  • Extintores portáteis.
Quais são os tipos de classe de incêndio?

Para tanto, deixamos claro que existem diferentes classes de incêndio. Esses tipos se classificam como classe a, b, c, d, k de incêndio. Em suma, é importante conhecermos cada uma dessas classes, assim como quais são as classes de extintores para cada incêndio

Quais são os sistemas fixos de combate a incêndio?

Geralmente são instalados mangotinhos, chuveiros automáticos, pressurização de escadas, sistemas fixos de espumas ou CO², hidratantes em pontos estratégicos da edificação, podendo contar, também, com agentes extintores gasosos, além de muitos outros tipos de equipamentos.

Para que serve um extintor de incêndio?

O extintor é um equipamento de segurança que serve para controlar e extinguir incêndios em sua fase inicial. Ele funciona emitindo um agente extintor, que pode ser água, espuma, pó químico, dióxido de carbono (CO2) ou outros produtos químicos, dependendo do tipo de fogo.

O que é sistema Protecionais?

São os Sistemas Protecionais, ou seja, tudo aquilo que existe no combate a incêndio e outros riscos, que também são chamados de inibidores de riscos. Então, a partir de amanhã (01/09), não percam, o nosso artigo falara sobre unidades extintoras, hidrantes, compartimentação, alarmes, paredes corta fogo, etc.

Quais são os 3 principais métodos de combate a incêndio?

A partir disso, podemos definir as 3 formas de eliminar o fogo: a) Resfriamento: Quando se retira o calor; b) Abafamento: Quando se retira o comburente; c) Isolamento: Quando se retira o combustível.

O que os bombeiros usam para apagar o fogo?

ESPUMA: agente extintor e uma das formas de aplicação de água, sendo constituída por um aglomerado de bolhas de ar ou gás, formada por solução aquosa, apagando o fogo por abafamento e resfriamento.

O que são técnicas de combate a incêndio?

Já o combate a incêndio abrange as ações para enfrentar, conter e extinguir o fogo, preferencialmente em seu início. Para isso, são utilizados equipamentos como extintores, mangotinhos, portas corta-fogo, sprinklers, entre outras medidas.

Quais são os tipos de parede que existe?
Conheça os principais tipos de paredes e que tinta aplicar em cada uma
  • Alvenaria de vedação. As alvenarias de vedação são compostas por tijolos cerâmicos ou blocos de concreto comum. …
  • Alvenaria estrutural. …
  • Paredes Drywall. …
  • Paredes wood frame. …
  • Já escolhi minha parede! …
  • Material de construção online é na C&C.
Quanto tempo o concreto resiste ao fogo?

Característica: O concreto é pouco resistente ao fogo, de qualquer maneira estruturas de concreto são calculadas para resistir por algumas horas (04 horas), que se apostem a quebra de cristais de cimento, deteriorando-se.

O que parede corta-fogo?

A parede corta fogo pode ser em concreto, alvenaria, gesso acartonado, ou seja, qualquer material desde que ele se enquadre quanto ao tempo requerido. O que mudaria a resistência de um material em função ao outro, as vezes é somente a espessura.

Qual a espessura de uma parede corta-fogo?

Com espessura total final de 108 a 150 mm, pé-direito variável de 3,00 a 5,60m, peso específico de 60Kg/m² e resistência ao fogo de 120 minutos, o desempenho acústico desta parede varia entre 43 dB (sem lã) a 56 dB (com lã).
Quais são os 7 tipos de sinalização?
  • Sinalização de identificação de riscos;
  • Sinalização de Emergência;
  • Sinalização de Alerta;
  • Sinalização de Obrigação;
  • Sinalização de Proibição;
  • Sinalização de Conscientização.
Quais são sistemas de segurança ativa?

Podemos citar o cinto de segurança, air bags, apoio de cabeça, válvulas bloqueadoras de combustível e as colunas de direção deformáveis. Todos esses equipamentos estão no veículo para evitar que em caso do pior, a sua integridade física seja mantida no máximo possível.

São exemplos de proteção ativa?
Os principais sistemas de proteção ativa, são: a extinção manual e automática, a iluminação, a sinalização de emergência e controle e movimento de fumaça.28 de nov. de 2019
Qual é a distância de um extintor para o outro?
Onde o extintor não pode ficar?

A parte inferior deve guardar distância de, no mínimo, 0,20 m do piso acabado. Os extintores portáteis não devem ficar em contato direto com o piso

Qual a posição correta de usar o extintor de incêndio?

Muitos extintores de incêndio funcionam entre uma faixa de 2,5 m a 4 m. Antes de descarregar o extintor, posicione-se de modo que você fique a uma distância de 2 m a 2,5 m. De modo que você poderá se aproximar das chamas assim que o incêndio começar a apagar.

Qual o tamanho da demarcação de extintores?

A sinalização apropriada de equipamentos de combate a in- cêndio deve estar a uma altura mínima de 1,8 m, medida do piso acabado à base da sinalização, e imediatamente acima do equipamento sinalizado.

Quais as 6 regras da NR 23 de combate a incêndio?
6 principais regras da NR 23
  • Identificação e classificação dos riscos de incêndio;
  • Sistemas de detecção e alarme;
  • Extintores e equipamentos de combate a incêndios;
  • Rotas de evacuação;
  • Treinamento de pessoas;
  • Plano de emergência.
Quantos extintores por metro?

De acordo com os requisitos legais, cada pavimento deve possuir, no mínimo, 2 extintores de incêndio, sendo uma para Classe A e outra para Classe B e C ou a instalação de 2 extintores de incêndio iguais de pó químico ABC.

Como se calcula o número de extintores?
Calcular a área protegida por cada extintor; Calcular o número de extintores necessários para cada classe de incêndio, dividindo a área total do local pela área protegida por cada extintor
O que significa 20 BC no extintor?

EXEMPLO: Um extintor de Pó Químico ABC de 4 kg, tem uma capacidade extintora de 2-A:20-B:C, mas o que significa isso? As letras fazem referência a classe de incêndio; Os “:” (dois-pontos) separam as classes; E os números indicam justamente a capacidade dentro de cada classe

Em qual tipo de incêndio não se deve utilizar água?

água, contudo, não deve ser empregada em incêndios que envolvam: equipamentos elétricos energizados; materiais reativos com a água (carbonatos, peróxidos, sódio metálico, pó de magnésio, etc); e gases liquefeitos por resfriamento.

Quais são os pontos de temperatura?

Assim, tem-se os seguintes pontos de temperatura: Ponto de fulgor; • Ponto de combustão; • Ponto de ignição.

Qual é o extintor de pó químico?

É o mais comum dos pós utilizados em extintores. O químico utilizado é o Bicarbonato de Sódio, que possui uma coloração branca. Pode ser utilizado nas classes de incêndio B e C.

Qual a cor do pó do extintor?

Pó químico para extinção de Incêndio classe ABC a base de Monofosfato de Amônio, com 40% de produto inibidor. Estado Físico: Sólido. Forma: Pó. Cor: Amarelo.

Como a NR 23 determina a classe de fogo?

A NR 23 determina que toda empresa com 50 ou mais colaboradores deve ter pontos de água sob pressão, a fim de extinguir o início de fogo de Classe A. O líquido nunca deve ser utilizado no combate ao fogo das Classes B, C e D. Os pontos de água devem ser sinalizados e de fácil acesso

Quem é obrigado a ter brigada de incêndio?

É obrigatórios a formação de uma equipe de brigada de incêndio apenas para empresas com mais de 20 colaboradores. As empresas que possuem o número menor que a exigida pela lei não são obrigadas a formar uma equipe, porém isso não quer dizer que não haverá a necessidade de se preocupar com a segurança.

O que o brigadista tem que saber?

Em primeiro lugar, ele trata do uso correto de EPIs em todas as situações, inclusive durante a emergência de um incêndio. Também fala sobre a relevância da prevenção e como executá-la. Os brigadistas precisam saber como avaliar os extintores e mecanismos corta-fogo, bem como as instalações elétricas e outros riscos.

Qual a validade do treinamento de NR 23?

Já para atender a NR-23 você deve seguir, além das normas estaduais e do Corpo de Bombeiros, as normas técnicas aplicáveis que prevê que a validade do curso é de 12 meses.

Quem é responsável por elaborar o Plano de emergência?

Quem deve ser o responsável pelo PAE? As legislações existentes podem ajudar a elaborar o PAE e determinar seus responsáveis, entre elas, a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (CIPA) e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).

O que é uma rota de fuga?

As rotas de fuga são o meio pelo qual os ocupantes de edificações se deslocam durante um episódio emergencial, a fim de saírem do local atingido por fogo, calor ou fumaça com segurança, dos mais diversos pontos da propriedade, independente do ponto inicial de incêndio.

O que é o Plano de evacuação?

É este plano que estabelece a hierarquia de responsabilidades de tomada de decisão, o tipo de orientação e treinamento que deverá ser feito ao pessoal, bem como a frequência com que devem ocorrer. Enfim toda a organização da estrutura que garantirá o bom resultado em casos de evacuação.

Quais os quatro procedimentos básicos de emergência?
  • EVACUAÇÃO.
  • SOCORRO.
  • CORTES DE ENERGIA.
  • COMBATE – (1ª Intervenção)
  • APOIO AOS BOMBEIROS.
  • COMBATE DO CORPO DE BOMBEIROS.
  • ALERTA.
Quais são os elementos que compõem a saída de emergência?

saída de emergência compreende o seguinte:
a)acessos ou rotas de 
saídas horizontais, isto é, acessos às escadas, quando houver, e respectivas portas ou ao espaço livre exterior, nas edificações térreas;
b) escadas ou rampas;
c) descarga. função da população da edificação.

Qual a carga do extintor ABC?

Extintor de Incêndio ABC 6 kg – Com carga de 5 anos.

Onde fica o peso do extintor?

O grau de capacidade extintora é facilmente localizada nos rótulos dos extintores de incêndio, em conformidade com as normas ABNT NBR 15808 e 15809.

Qual a cor do registro do hidrante?

As áreas destinadas ao acesso prioritário para hidrantes, registros de água ou tampas de poços de visita de galerias subterrâneas deverão ser sinalizadas através de pintura na cor amarela, com linhas de indicação de proibição de estacionamento e/ou parada, conforme Anexo I

Qual a pressão de um extintor de CO2?

A proteção e combate a incêndio da Classe B (líquidos inflamáveis), é fornecido nas capacidades de 4/6 quilos de agente extintor, com pressão de serviço 126 kgf/cm² (12,36 Mpa) e pressão de testes de 210 kgf/cm² (20,59 Mpa).

Quais são os três componentes do triângulo do fogo?

Os elementos que compõem o fogo são combustível, comburente e calor. Estes formam o Triângulo do Fogo. Quando ocorre a reação em cadeia desses três elementos, tem-se o quadrado do fogo, ou Tetraedro do Fogo, que substitui o Triângulo do Fogo.

Qual o gás usado nos extintores de incêndio?

EXTINTOR DE GÁS CARBÔNICO (CO2)

É empregado para extinguir PEQUENOS focos de fogo em líquidos inflamáveis (classe B) e em pequenos equipamentos energizados (classe C).

Quais são as cores do fogo?

Quanto à coloração da chama, essa indica a intensidade da mesma. A cor azul indica uma chama mais intensa, ou seja, mais quente. Já a cor amarela tendendo para o vermelho implica em uma chama mais fria. Se compararmos a chama da vela com a do fogão, qual seria a que emite maior quantidade de calor?

O que é a classe K de incêndio?

Os extintores de classe K são projetados especificamente para combater incêndios que envolvem óleos de cozinha e gorduras animais, como os que ocorrem em cozinhas comerciais, restaurantes e outros locais onde alimentos são preparados.

Como classificar incêndio?

Classe A: incêndios sólidos como papel, madeira, plástico ou borracha. Classe B: incêndios causados por líquidos inflamáveis. Classe C: incêndios causados por equipamentos elétricos. Classe D: incêndios causados por metais pirofóricos como alumínio, sódio e magnésio.

Qual o elemento que alimenta o fogo?

Para que haja fogo, é necessário calor, combustível e comburente.

Quais são as fases de um incêndio?

A primeira fase ocorre quando as folhas se enrolam e a madeira perde água, à medida que são aquecidas pelo calor das chamas que se aproximam. Em seguida, começam as chamas e, após a sua passagem, permanece a terceira fase, quando ocorre o consumo do carvão.

O que gera a combustão?

Podemos definir como reação de combustão toda reação que tem um combustível, isto é, um composto que é consumido e produz energia térmica; e um comburente, que na maioria das vezes é o oxigênio presente no ar. No entanto, dependendo da quantidade de gás oxigênio disponível, a combustão pode ser completa ou incompleta.

Qual é o estado físico do fogo?

Na verdade, o fogo não apresenta estado físico, já que ele não é matéria. O fogo não ocupa espaço e não apresenta massa, logo, ele não pode ser sólido, líquido, gasoso nem plasma. Sendo assim, sobrou apenas a opção energia. É isso mesmo, o fogo é energia

Qual é a temperatura do fogo?

400ºC

São esses gases voláteis que entram em combustão e não a celulose diretamente. Po isso, o fogo não ocorre diretamente no combustível, e sim próximo a sua superfície. A temperatura continua a subir e, quando chega entre 300 3 400ºC, se tiver oxigênio, ocorre a ignição com a presença de chamas.

 

Segurança do Trabalho

Av. Floriano Peixoto, 615  –  Uberlândia/MG
contato@centraldecursosdobrasil.com.br
(34) 9.9877-7080