Escolha uma Página
NR25

PERGUNTAS E RESPOSTAS

NR 25 – Gerenciamento de resíduos industriais

Porque foi criada a NR 25?

O principal objetivo da NR 25 é a preservação da saúde e da integridade física dos trabalhadores, através da obrigatoriedade das empresas estabelecerem medidas preventivas aos riscos dos resíduos industriais desde a sua geração até a destinação final ambientalmente correta.

Como se aplica a NR 25?
Onde se aplica a NR-25? A NR-25 deve ser aplicada em todos os estabelecimentos industriais que fazem a manipulação ou a produção de resíduos que possam ser explosivos ou inflamáveis.
Como surgiu a NR 25?
A NR 25 foi estabelecida pela Portaria Nº 3.214 de 1978. Surgiu da necessidade de criar um ambiente de trabalho mais seguro e menos nocivo à saúde do trabalhador. A conscientização sobre os efeitos danosos de resíduos industriais inapropriadamente manejados foi o catalisador para a criação desta norma.
Quais são os tipos de resíduos contaminantes pela NR 25?

Quais os tipos de resíduos segundo a NR 25? A seguir, vamos apresentar os 4 tipos de resíduos, conforme a NR 25. São eles: químicos, biológicos, radioativos e sólidos.

O que mudou na nova NR 25?

Pela Portaria, a NR25 passa a determinar, conforme previsto no art. 117 da Portaria MTP nº 672, de 8 de novembro de 2021, que seja interpretada com a tipificação de NR Especial, tendo como objetivo estabelecer requisitos de segurança e saúde no trabalho para o gerenciamento de resíduos industriais.

Qual norma fala sobre coleta seletiva?

Decreto Federal nº 10.936/2022 – Regulamenta a Lei Federal 12.305/2010.

Qual é a definição de resíduos?

Resíduos são as partes que sobram de processos derivados das atividades humanas e animal e de processos produtivos como a matéria orgânica, o lixo doméstico, os efluentes industriais e os gases liberados em processos industriais ou por motores.

Quais são os 4 tipos de resíduos?

resíduos domiciliaresresíduos de limpeza urbanaresíduos sólidos urbanosresíduos de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços.

Quais são os 5 grupos de resíduos?
  • Grupo A – Infectantes. …
  • Grupo B – Químicos. …
  • Grupo C – Radioativo. …
  • Grupo D – Resíduos comuns. …
  • Grupo E – Perfuro cortantes.
Quem classifica os resíduos?

Em 2004 a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabeleceu a Norma Brasileira (NBR) 10.004, que estabeleceu critérios para classificação dos resíduos sólidos quanto aos seus riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde do homem

Qual é a diferença entre lixo e resíduos?

O lixo é tudo aquilo que não se quer mais e joga-se fora. Já o resíduo é aquilo que não serve para você, mas para outros pode se tornar matéria-prima de um novo produto ou processo. O rejeito é um tipo específico de resíduo — quando foram esgotadas todas as possibilidades de reaproveitamento ou reciclagem

O que são os resíduos perigosos?

De acordo com esta norma, resíduos perigosos (também chamados resíduos classe I) são aqueles que apresentam periculosidade, inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade, patogenicidade, ou uma das características que constem nos anexos A ou B da norma.

Qual é a diferença entre lixo e resíduos?

O lixo é tudo aquilo que não se quer mais e joga-se fora. Já o resíduo é aquilo que não serve para você, mas para outros pode se tornar matéria-prima de um novo produto ou processo. O rejeito é um tipo específico de resíduo — quando foram esgotadas todas as possibilidades de reaproveitamento ou reciclagem

Qual o lixo mais perigoso?
  • agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, assim como outros produtos cuja embalagem, após o uso;
  • pilhas e baterias;
  • pneus;
  • óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
  • lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
  • produtos eletroeletrônicos e seus componentes;
Qual a cor do lixo contaminado?

BRANCO: resíduos de hospitais e serviço de saúde; ROXO: lixo radioativo; MARROM: lixo orgânico; CINZA: lixo não reciclável, contaminado ou cuja separação não é possível.

O que é um resíduo inflamável?

O resíduo inflamável é substância que queima rápido e facilmente. A inflamabilidade de um líquido é medida do seu ponto de ignição, ou seja, a menor temperatura na qual o vapor do líquido inflama-se quando exposto a uma chama. Resíduos inflamáveis podem ser classificados em líquido inflamável e líquido combustível.

Quais são os tipos de lixo?
  • Lixo orgânico. Descartado principalmente em residências e estabelecimentos comerciais, o lixo orgânico é composto basicamente por restos de alimento. …
  • Lixo reciclável. …
  • Lixo doméstico. …
  • Lixo comercial. …
  • Lixo industrial. …
  • Lixo hospitalar. …
  • Lixo verde. …
  • Lixo eletrônico.
  • Lixo Agrícola
Qual é a classificação dos resíduos?

Os resíduos sólidos são classificados em dois grupos – perigosos e não perigosos, sendo ainda este último grupo subdividido em não inerte e inerte. 0.4.1 Esta Norma estabelece os critérios de classificação e os códigos para a identificação dos resíduos de acordo com suas características.

Quais são os 4 tipos de resíduos?

resíduos domiciliares. resíduos de limpeza urbana. resíduos sólidos urbanos. resíduos de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços.
O que é um resíduo inservível?

De forma geral, resíduo inservível é aquele destituído de valor econômico. Isto é, inclui todo tipo material que já teve seu ciclo de vida útil esgotado, que não oferece mais possibilidades de reaproveitamento e/ou reciclagem.

O que são resíduos de Classe 1?

A norma da ABNT considera os resíduos de Classe 1 aqueles que apresentam diferentes características de periculosidade. Essas características são as seguintes: Inflamabilidade – catalisadores gastos; solventes como acetona, acetato de etila, éter etílico, n-butanol e metanol; resíduos de solventes e outros.

Qual o lixo mais poluente?

No caso das águas, os principais e mais comuns poluentes são esgoto doméstico, petróleo e seus derivados, metais pesados, substâncias organocloradas (poluentes orgânicos persistentes) e o lixo.

Como saber se o resíduo é perigoso?

Os resíduos considerados perigosos são aqueles que exibem características que podem colocar em risco as pessoas que os manipulam ou que com eles tenham contato. Esse tipo de lixo pode, ainda, ser prejudicial à flora e fauna do lugar, se descartado de maneira incorreta.

Quais são os resíduos não perigosos?

Os resíduos não perigosos tipo A são materiais orgânicos, papel, vidro e metal, por exemplo. Já os resíduos não perigosos tipo B são materiais como entulho, sucata de ferro e aço.

Que cor é o lixo radioativo?

O que descartar: Materiais Radioativos, ou Contaminados, Seringas, Frascos, Papéis Absorventes, Solventes Aquosos, Solventes Orgânicos etc. Resíduos Radioativos são altamente tóxicos e não podem ser reutilizados. Sua segregação deve ser realizada de acordo com as normas do CNEN.

Qual é o material considerado resíduo perigoso para contaminação?

Como exemplo de resíduos perigosos, podemos citar: restos de tinta (por serem inflamáveis e podendo ser tóxicas), material hospitalar (patogênicos, que contém material genético de outra pessoa, podendo contaminar), produtos químicos (podendo ser tóxicos, reativos e corrosivos), produtos radioativos, lâmpada

Qual a cor da luva devo utilizar para coleta de resíduos?

5.1.1.2 Luvas

Devem ser de PVC, impermeáveis, resistentes, de cor cla- ra, preferencialmente branca, antiderrapantes e de cano longo.

O que significa a cor vermelha do lixo?

A lixeira de cor vermelha, serve para armazenar Sacolas, Frascos, Potes, Tampinhas, Tubos de PVC, Embalagens PET (Refrigerantes, sucos, água), taperwares, canetas, escovas de dente e até CD´s!13 de mai. de 2022

Qual o lixo que não pode ser reciclado?

Não reciclável: Espuma, Esponja de cozinha, Tomadas, Acrílico, Bandejas de plástico, Embalagem Metalizada (Café e Salgadinho), Cabos de Panela, Isopor*. *O isopor pode sim ser reciclado, mas como a tecnologia necessária nesse processo é cara no Brasil, ele está lista de materiais não recicláveis.

O que é o lixo marrom?

Marrom: Resíduos orgânicos, de origem animal ou vegetal, devem ser destacados na lixeira de cor marrom. Branco: Muito comum em hospitais, as lixeiras brancas servem para a coleta de resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde

O que significa a cor amarela do lixo?

Seguem então os principais significados das cores da coleta seletiva. Amarelo – cor dedicada ao despejo de objetos de Metal, como as latinhas de bebidas e outros produtos. Azul – cor para o correto despejo de papeis e papelão, como caixas e folhas de sulfite

Qual é a diferença entre lixão e aterro sanitário?

O lixão não tem controle nenhum e o aterro controlado, como diz o nome, tem até um certo controle, mas sem garantia de adequação ambiental”, explica o secretário.

O que é um resíduo líquido?

Resíduos líquidos são aqueles materiais não aproveitados que se encontram no estado líquido. Um dos principais tipos de resíduos líquidos é o proveniente da lixiviação dos materiais encontrados nos lixões e aterros sanitários, conhecido como chorume.

O que é um resíduo químico?

Estes resíduos contêm substâncias químicas que conferem risco à saúde pública ou ao meio ambiente dependendo de suas características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade e toxicidade.

O que é o lixo verde?

Você sabe a forma certa de descartar os restos de podas de árvores e plantas do seu jardim? Esse material, chamado lixo verde, não deve ser jogado na rua, nem junto ao lixo orgânico ou reciclável. Isso porque ele pode ser bem melhor aproveitado se for tratado de maneira adequada.

Qual é o lixo azul?

As lixeiras de coleta seletiva tem a função de armazenar os resíduos até serem enviados para a reciclagem. A lixeira de cor azul, por sua vez, serve para armazenar o papel e suas variações (papelão, jornal, revista, cartolinas e entre outros)

O que é resíduos não inertes?

O que são resíduos não inertes? Os resíduos não inertes, Classe II A, são os resíduos que não se apresentam como inflamáveis, corrosivos, tóxicos, patogênicos, e nem possuem tendência a sofrer uma reação química. Os materiais desta classe podem apresentar propriedades biodegradáveis, comburentes ou solúveis em água.

Quais são os resíduos infectantes?

Os resíduos do Grupo A, denominados Resí- duos Infectantes, são resíduos sólidos ou líquidos com a possível presença de agentes biológicos, tais como: bactéria, fungo, vírus, micoplasma, príon, parasita, toxina e linha- gens celulares.

Qual a cor do lixo infectante?

BRANCO = RESÍDUOS HOSPITALARES

O que descartar: Resíduos infectantes, Resíduos químicos, Gessos, Luvas, Gazes, Materiais Perfurocortantes como Lâminas, Bisturis, Agulhas, Ampolas etc. Todos os resíduos hospitalares necessitam de tratamento e destinação final especiais.17 de set. de 2019

Qual a diferença de lixo contaminado e lixo infectante?

Quando tem origem hospitalar, o lixo contaminado pode ter caráter tóxico, infeccioso ou radioativo. No entanto, o lixo infectante é o que tem maior poder de contaminar pessoas e ambientes, causando doenças sérias. Além disso, quando entra em contato com o solo, contamina e pode causar sérios danos à vegetação.

Qual é a cor da lixeira para resíduo infectante a4?

Resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características, podem apresentar risco de infecção. Ex. gases, algodão, luva, máscara, ponta de sucção. Usar lixeira com pedal, saco plástico branco leitoso, identificado pelo símbolo de substância infectante.

O que são resíduos Classe 3?

Classe 3 – Resíduos Inertes: são aqueles que, ao serem submetidos aos testes de solubilização (NBR-10.007 da ABNT), não têm nenhum de seus constituintes solubilizados em concentrações superiores aos padrões de potabilidade da água. Isto significa que a água permanecerá potável quando em contato com o resíduo.

O que são resíduos do grupo C?

RESÍDUO RADIOATIVO GRUPO C – São considerados rejeitos radioativos quaisquer materiais resultantes de atividades humanas que contenham radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de isenção especificados na norma CNEN-NE-6.02 – “Licenciamento de Instalações Radiativas”

O que é o resíduo comum?

Resíduos Comuns (Não Recicláveis)

Resíduos que não apresentem risco biológico, químico ou radiológico à saúde pública ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares (podas e folhas de jardim, papel higiênico, papel toalha, fraldas descartáveis, papel carbono).

O que é lixo volumoso?

Restos de obra, móveis velhos, pneus gastos.

O que é resíduo volumoso?

Resíduos volumosos são resíduos que não se enquadram nos RCDs, mas que devido a suas dimensões não são recolhidos pela coleta municipal, como por exemplo pallets ou grandes embalagens.

Qual é o conceito de resíduo?

Resíduos são as partes que sobram de processos derivados das atividades humanas e animal e de processos produtivos como a matéria orgânica, o lixo doméstico, os efluentes industriais e os gases liberados em processos industriais ou por motores.

É considerado um resíduo sólido?

O resíduo sólido é entendido como o material que sobrou após processo de elaboração, consumo ou metabolismo – biológico, social ou urbano. Os resíduos sólidos podem ser classificados de diferentes maneiras e podem ser ricos em nutrientes orgânicos ou valiosos enquanto matéria-prima em processos industriais.

O que acontece quando o resíduo não é coletado?

O descarte inadequado de lixo é uma das principais causas de alagamentos e inundações nas grandes cidades. Isso porque resíduos sólidos jogados em vias públicas e em cursos d’água (canais, córregos, rios) impedem o escoamento rápido das águas pluviais. Com isso, a ocorrência de enchentes aumenta consideravelmente.

Quais são os 5 tipos de classificação de lixo?

Pode ser domiciliar, industrial, hospitalar ou tecnológico. Além disso, há ainda uma divisão mais básica, em orgânico ou inorgânico. Orgânico é aquele que possui origem animal ou vegetal e inorgânico o que não possui

Qual é a diferença entre resíduos líquidos e efluentes?

Para você entender, o resíduo líquido é um tipo de resíduo sólido que não pode ser lançado em corpos d’água, enquanto os efluentes líquidos podem ser tratados para serem lançados em corpos d’água ou esgotos, sem haver impacto ambiental significativo. E nesse contexto, um bom exemplo são os efluentes domésticos.

Qual a classe do efluente sanitário?

Os componentes destes resíduos podem ser dispostos em aterros sanitários ou reciclados, dependendo do potencial de reciclagem de cada item. Os efluentes também podem ser classificados classe IIA.

Qual é o nome dado aos resíduos que demoram muito tempo para se decompor?
Materiais Tempo de decomposição
Alumínio Mais de 200 anos
Plástico Mais de 400 anos
Vidro Mais de 1000 anos
Borracha Tempo indeterminado
Qual super substância é gerada quando queimamos o lixo?
Materiais Tempo de decomposição
Alumínio Mais de 200 anos
Plástico Mais de 400 anos
Vidro Mais de 1000 anos
Borracha Tempo indeterminado
O que produz mais poluição?

Em grande parte, a indústria é um dos setores produtivos que mais poluem o meio ambiente — especialmente quando o tipo de poluição do qual estamos falando é o consumo de água e a consequente geração de efluentes.

Porque o lixo é chamado de lixo?

A palavra lixo vem do latim lix que significa “cinza”. De acordo com o dicionário, lixo significa tudo àquilo que não se quer mais e se joga fora, sendo consideradas coisas inúteis, velhas e sem valor.

Qual é o plástico mais poluente?

Os microplásticos, como o próprio nome diz, são pequenas partículas de plástico. Esse tipo de material é um dos principais poluentes dos oceanos. Alguns pesquisadores consideram que o tamanho máximo dos microplásticos é de 1 milímetro, enquanto outros adotam a medida de 5 milímetros.

Qual o resíduo mais perigoso?
Quais são as 5 características que tornam os resíduos perigosos?
Os resíduos apresentam as seguintes propriedades de periculosidade: inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxidades e patogenicidade.
Quais são os resíduos perigosos?
  • agrotóxicos, seus resíduos e embalagens, assim como outros produtos cuja embalagem, após o uso;
  • pilhas e baterias;
  • pneus;
  • óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
  • lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista;
  • produtos eletroeletrônicos e seus componentes;
Qual o resíduo mais poluente?
Esgoto doméstico
Qual é a classificação dos resíduos?
Os resíduos sólidos são classificados em dois grupos – perigosos e não perigosos, sendo ainda este último grupo subdividido em não inerte e inerte. 0.4.1 Esta Norma estabelece os critérios de classificação e os códigos para a identificação dos resíduos de acordo com suas características.
O que é um resíduo inflamável?

O resíduo inflamável é substância que queima rápido e facilmente. A inflamabilidade de um líquido é medida do seu ponto de ignição, ou seja, a menor temperatura na qual o vapor do líquido inflama-se quando exposto a uma chama. Resíduos inflamáveis podem ser classificados em líquido inflamável e líquido combustível.

Quais são os tipos de resíduos tóxicos?

São considerados resíduos tóxicos as pilhas não-alcalinas, baterias, tintas e solventes, remédios vencidos, lâmpadas fluorescentes, inseticidas, embalagens de agrotóxicos e produtos químicos, as substâncias não biodegradáveis estão presentes nos plásticos, produtos de limpeza, em pesticidas e produtos eletroeletrônicos

Onde se deve descartar o sangue?

As sobras de amostras de laboratório contendo sangue ou líquidos corpóreos, podem ser descartadas diretamente no sistema de coleta de esgotos, desde que atendam respectivamente as diretrizes estabelecidas pelos órgãos ambientais, gestores de recursos hídricos e de saneamento competentes.

Como se chama o lixo vermelho?

Lixeira vermelha: Plásticos

sacolas plásticas, embalagens não metalizadas de alimentos, canetas, e até mesmo escovas de dentes podem ser descartadas nesse lixo.

Qual o significado das cores do lixo?

BRANCO: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde; ROXO: resíduos radioativos; MARROM: resíduos orgânicos; CINZA: resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação.

O que é reciclagem de 3 exemplos?

São exemplos de reciclagem, a reciclagem de papel para a produção de papel novo, a reciclagem das latas de alumínio, de plástico ou vidro – sendo que todos esses processos envolvem a trituração ou moagem do objeto para a produção de outro novo.

O que vai no lixo roxo?

Roxo: A cor roxa também é sinônimo de perigo e coleta resíduos radioativos. Se todos os lixos forem separados corretamente, através das lixeiras coloridas, a população já estará contribuindo com as cooperativas de reciclagem.

O que significa a lixeira preta?

Preto: Já a lixeira na cor preta é ideal para o descarte de materiais de madeira, como pallet, caixotes, galhos de árvores e troncos, além de restos de madeiras pintadas ou envernizadas.

Qual é o símbolo que representa a reciclagem?

O símbolo de um triângulo de 3 setas (em sentido horário) é mundialmente conhecido como o símbolo da reciclagem.

O que significa a lixeira preta?

Preto: Já a lixeira na cor preta é ideal para o descarte de materiais de madeira, como pallet, caixotes, galhos de árvores e troncos, além de restos de madeiras pintadas ou envernizadas.

O que é considerado resíduo seco?

O lixo seco, por sua vez, é todo tipo de material que não esteja contaminado ou sujo por outras substâncias orgânicas ou não. Em outras palavras, são todos tipos de material que podem ser reciclados.

Quais são os tipos de lixo químico?

São considerados como lixos químicos, que são pilhas, baterias, termômetros, lâmpadas fluorescentes, agrotóxicos, remédios vencidos, alguns resíduos industriais e hospitalares e os demais produtos e materiais que contenham em sua composição elementos químicos e tóxicos cujas propriedades apresentem um elevado grau

Segurança do Trabalho

Av. Floriano Peixoto, 615  –  Uberlândia/MG
contato@centraldecursosdobrasil.com.br
(34) 9.9877-7080