Escolha uma Página
NR33

PERGUNTAS E RESPOSTAS

NR 33 – Espaço Confinadoi

Quais os principais pontos da NR 33?

A NR-33 estabelece requisitos mínimos para avaliação, monitoramento, reconhecimento dos espaços confinados para garantir a saúde e a segurança do trabalhador.

Quais são os 3 principais requisitos de resgate em espaço confinado?
Os 3 principais tipos de resgates em espaços confinados
  • Qualquer lugar não seja projetado para a ocupação humana contínua;
  • Espaços com meios limitados de entrada e saída;
  • Locais com deficiência do volume oxigênio abaixo de 20,9% do valor em condições atmosféricas normais.
Onde a NR 33 é aplicada?

Dessa forma, a Norma Regulamentadora 33 se aplica muito em serviços de gás, água e esgoto, eletricidade, telefonia, construção civil, siderúrgicas, metalúrgicas, agricultura e agroindústria; principalmente no que envolve obra, reparo, manutenção, limpeza e salvamento.

Quais são os tipos de espaço confinado?
No ambiente industrial, existem muitos tipos de espaços confinados, sendo os principais:
  • Galerias subterrâneas;
  • Tanques (de água e/ou esgoto);
  • Dutos;
  • Chaminés;
  • Moinhos industriais;
  • Reatores;
  • Fossos;
  • Tubulações;
Como a NR 33 protege o trabalhador?

Além da capacitação, a NR33 também determina as medidas técnicas de prevenção que visam proteger o trabalhador, tais como: manter condições atmosféricas aceitáveis na entrada e durante toda a realização das atividades e monitorar continuamente a atmosfera nos espaços confinados nas áreas onde os funcionários

Quem criou a NR 33?

Foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 28 de dezembro de 2006, a Portaria MTE nº 202, assinada pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, que aprova a Norma Regulamentadora nº 33. A NR-33 trata de Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados.

Qual o prazo de validade da NR 33?

O Curso de Reciclagem de Espaço Confinado da NR-33 é um curso obrigatório para trabalhadores e vigias (entrantes) que necessitam entrar em espaços confinados, mas estão com o curso vencido. O Curso de Espaço Confinado (NR-33) possui a validade de apenas um ano, como estabelecido na Norma regulamentadora 33 do MTE.

Quais são os primeiros socorros em espaço confinado?

Os primeiros socorros podem incluir a realização de massagem cardíaca, respiração boca-a-boca, controle de sangramento, entre outras medidas. Aguarde a chegada da equipe de resgate: Em casos mais graves, é importante aguardar a chegada da equipe de resgate para realizar a remoção do trabalhador do ambiente confinado.

Quando é considerado espaço confinado?

Um espaço confinado é um ambiente com as seguintes características: Não é projetado para ocupação humana contínua. Possui meios limitados de entrada e saída. Tem ventilação insuficiente ou inexistente para remover contaminantes.

Quais dos documentos são obrigatórios para entrar no espaço confinado?

Permissão de Entrada e Trabalho (PET)

A Permissão de Entrada e Trabalho é um documento obrigatório, que deve ser elaborado para cada operação que envolva entrada em espaço confinado. Sua função é identificar o local, as pessoas autorizadas, o vigia, os procedimentos e outras exigências da NR 33.

Quem classifica espaço confinado?

Essa permissão é exigida por lei, sendo executada pelo supervisor de entrada.

Quais são os riscos de um espaço confinado?

O ruído, calor, radiações não ionizantes e umidade são encontrados com frequência nos espaços confinados. A presença de contaminantes e a deficiência de oxigênio (O2) podem provocar a intoxicação, asfixia simples ou química e, eventualmente, a morte dos trabalhadores.

Quem classifica espaço confinado?

Essa permissão é exigida por lei, sendo executada pelo supervisor de entrada.

Quais são os nomes dos membros da equipe de espaço confinado?

Quem compõe a equipe de trabalho em espaço confinado? A equipe de trabalho em um espaço confinado é composta pelo responsável técnico, o supervisor de entrada, o vigia e os trabalhadores autorizados. Cada um deles cumpre funções específicas do procedimento de trabalho dentro desses ambientes

Quais tipos de ventilação em espaço confinado?

Do ponto de vista mais simples 3 tipos de ventilação podem ser adotados: insuflação, exaustão e combinados (insuflação + exaustão).

Qual é o percentual de oxigênio indicado para entrada em espaços confinados?
20,9%
33.4.8.2. O percentual de oxigênio indicado para entrada em espaços confinados é de 20,9%, sendo aceitável o percentual entre 19,5% e 23% de volume desde que a causa da redução ou enriquecimento do O2 seja conhecida e controlada.
Quem pode aplicar o treinamento de NR 33?

Quem pode ministrar o Curso NR 33? De acordo com a norma, os instrutores designados pelo responsável técnico devem ter comprovado proficiência no assunto.

Qual é o limite de tolerância do monóxido de carbono CO NR 33?

PALPITAÇÃO (1000 – 2000 PPM); INCONSCIÊNCIA (2000 – 2500 PPM);

Quantos são os níveis de grau de risco de espaço confinado?

Conforme visto anteriormente, o NIOSH classifica os espaços confinados em três classes e considera dentre elas a presença de atmosfera Imediatamente Perigosa à Vida ou à Saúde.

O que é uma atmosfera perigosa?

A atmosfera perigosa é um termo utilizado para descrever qualquer ambiente que contenha substâncias ou condições que possam representar riscos à saúde e segurança das pessoas. Essas substâncias podem incluir gases inflamáveis, vapores tóxicos, poeiras combustíveis e oxigênio em concentrações inadequadas.

Responsabilidades do Empregador

Cabe ao empregador segundo a NR-33 (item 33.2.1): Identificar formalmente o responsável técnico desta norma, assim como identificar espaços confinados e riscos para cada um deles.

Qual a última atualização da NR 33?

Aprovado pela portaria Portaria MTP 1.690, de 15 de junho de 2022 o novo texto da NR 33 atualizada terá vigência a partir de 03 de outubro de 2022. Contudo o item 33.5.12.3.1 tem o prazo de 5 anos para entrar em vigor.

Quantas horas de treinamento para espaço confinado?

Segundo a NR 33, a Capacitação para Trabalhos em Espaços Confinados pode ter carga horária de, no mínimo, 8, 16 ou 40 horas, a depender do tipo de função. Para trabalhadores autorizados, vigias e supervisores de entrada: treinamento periódico a cada doze meses, com carga horária mínima de 8 horas.

Quem pode substituir o vigia no espaço confinado?

O supervisor de entrada pode desempenhar a função de vigia, caso seja necessário.

Qual o risco é responsável pela maioria das mortes em espaços confinados?

Existem três riscos principais que podem ser detectados na maioria dos espaços confinados: Presença de poeiras e gases tóxicos; Existência de substâncias inflamáveis que podem gerar explosão; Insuficiência de ventilação.

Qual é a função do supervisor de entrada?

supervisor de entrada deve conferir as entradas apropriadas nos espaços confinados, os testes, os procedimentos e a presença dos equipamentos listados na PET (Permissão de Entrada e Trabalho), no local.

Quem é responsável por preencher a Pet?

A PET deve ser emitida pelo supervisor responsável pela entrada e trabalho no espaço confinado e aprovada pelo responsável pela segurança da empresa.

Quais os três tipos de ventilação?

ventilação mecânica não-invasiva (VMNI); ventilação mandatória intermitente (IMV); ventilação assistida/controlada (PCV);

Qual a diferença de ventilação e oxigenação?

Ventilação: entrada e saída de ar entre as unidades funcionais dos pulmões, alvéolos, e o meio externo. Oxigenação: participação do oxigênio molecular no processo de obtenção de oxigênio.

Como se classificam os espaços confinados?
  • Classe A. Apresenta uma atmosfera imediatamente perigosa à vida e à saúde (IPVS), ou seja, uma dessas três características: …
  • Classe B. Apresenta uma atmosfera perigosa, mas não IPVS. …
  • Classe C.
O que é ventilação direta?

Garante circulação do ar dentro da máscara a fim de impedir o embaçamento e também a formação de condensação (gotículas) na lente

Qual é o limite de tolerância de monóxido de carbono?

O monóxido de carbono é um gás altamente tóxico, com o limite de tolerância de 39 ppm em jornadas de trabalho de até 48 horas/semana, segundo a NR-15.

Quantos litros de oxigênio um paciente precisa?

Recomenda-se a utilização de cateter nasal de oxigênio com até 5L/min sem necessidade de umidificação e não se recomenda a utilização de máscaras de Venturi®. Se o paciente não atingir a SpO2 alvo, recomenda-se ajustar o fluxo de O2 entre 10 e 15 L/min com máscara reservatório não reinalante.

Quanto tempo dura o treinamento da NR 33?

Todos os trabalhadores autorizados, Vigias e Supervisores de Entrada devem receber capacitação periódica a cada 12 meses, com carga horária mínima de 8 horas.

Qual limite de CO2 em espaço confinado?

A 80.000 ppm, o CO2 pode ser fatal. Como referência, a OSHA (Administração de Segurança e Saúde Ocupacional) definiu um limite permissível de exposição (PEL) ao CO2 de 5.000 ppm em um período de oito horas e 30.000 ppm em um período de 10 minutos.

Por que o CO2 é o CO provocam asfixia?
O monóxido de carbono possui cerca de 200 vezes mais afinidade com a hemoglobina que o gás oxigênio e, ao ligar-se a ela, diminui a quantidade de hemoglobina disponível para o transporte de O2 pelo corpo humano. Essa competição com o oxigênio pode levar à morte por asfixia.
Quais são os 4 gases do espaço confinado?

Esse detector de 4 gases é multifunções que realiza medição de oxigênio (O2) na faixa de 0 a 30% O₂, monóxido de carbono (CO) de 0 a 999 PPM, Sulfeto de Hidrogênio (H₂S) de 0 a 100 PPM e Gases Combustíveis (EX) de 0 a 100% LEL.

Segurança do Trabalho

Av. Floriano Peixoto, 615  –  Uberlândia/MG
contato@centraldecursosdobrasil.com.br
(34) 9.9877-7080