PERGUNTAS E RESPOSTAS
NR 34 – Trabalho a quente e ferramentas que geram calor
Qual é o principal objetivo da NR 34?
A norma estabelece medidas de segurança e saúde para trabalho a quente, trabalho em atura, trabalho com exposição a radiações ionizantes, trabalhos de jateamento e hidrojateamento, atividades de pintura, movimentação de cargas, montagem e desmontagem de andaimes, equipamentos portáteis, instalações elétricas.
Qual a carga horária da NR 34?
34.3.4.2 O treinamento periódico deve ter carga horária mínima de quatro horas e ser realizado anualmente ou quando do retorno de afastamento ao trabalho por período superior a noventa dias.
Qual a importância da NR 34 em relação às atividades de trabalho a quente?
NR-34 e a proteção contra incêndio
Fica a cargo dos empregadores tomar as seguintes medidas de proteção contra incêndio nos locais de trabalho a quente: Providenciar a eliminação ou manter sob controle possíveis riscos de incêndio; Instalar proteção física adequada contra fogo, respingos, calor, fagulhas ou borras.
Quais são os riscos do trabalho a quente?
Se os trabalhadores tocarem em equipamentos, detritos ou superfícies extremamente quentes – ou entrarem em contato com chamas ou faíscas –, eles podem sofrer lesões na pele, como queimaduras de calor, queimaduras por fricção ou cortes
Onde a PT deve ser liberada?
A PT deve ser emitida em pelo menos duas vias, sendo uma destinada ao trabalhador que executará a tarefa ou atividade e outra para arquivamento na empresa
Quais os treinamentos da NR 34?
A NR 34 refere-se às Atividades de Segurança para Trabalhos a Quente, abarcando soldagem, goivagem e demais atividades. Mas afinal, quem deve fazer o treinamento em NR 34? A norma em questão considera atividades de soldagem, goivagem, esmerilhamento, corte ou outras que possam gerar aquecimento ou chama.
Qual é a forma correta de instalação de andaimes Segundo a NR 34?
34.11.4 Os andaimes devem ser fixados a estruturas firmes, estaiadas ou ancoradas em pontos que apresentem resistência suficiente à ação dos ventos e às cargas a serem suportadas.
Quem é o responsável pela segurança dos integrantes?
Respeitando as normas de dimensionamento para cada empresa, o SESMT pode ser formado por Técnicos em Segurança do Trabalho, Engenheiros de Segurança no Trabalho, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem, Enfermeiros do Trabalho e Médicos do Trabalho
Quem pode liberar trabalho a quente?
Dessa maneira, o trabalho a quente só pode ser realizado por profissionais qualificados, conforme Portaria MTE n.º 1.897, de 09 de dezembro de 2013.
O que é uma permissão de trabalho PT?
A Permissão de Trabalho (também chamada apenas de “PT”) é uma autorização entregue pelo colaborador ao seu supervisor, antes da execução de qualquer trabalho que pode oferecer um possível risco (seja inspeção, manutenção, montagem, desmontagem, construção, reparo, etc).
Quais são os tipos de trabalho a quente?
Trabalho a quente é definido como qualquer atividade que envolva chama aberta ou produza calor e/ou centelhas capazes de iniciar incêndios ou explosões. São exemplos de trabalhos a quente: soldagem, corte, esmeril, brasagem, etc.
Qual NR fala sobre a solda?
O curso de NR 12 – Segurança na Operação de Solda, têm por objetivo a instrução quanto às diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, no que se refere à implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nas máquinas e nos equipamentos.
Quais são as principais medidas de controle para atividades com trabalho a quente?
Verifique a ausência de atividades incompatíveis e garanta que os trabalhadores sejam capacitados. Sempre utilize Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) apropriados, como capacetes, luvas, óculos de proteção e vestimenta adequada para proteger os trabalhadores contra os riscos relacionados ao trabalho a quente.
O que é o risco físico calor
Esse tipo de exposição pode levar o trabalhador a problemas de saúde leves a graves, indo desde a desidratação e insolação até queimaduras, câncer de pele e problemas de visão. O calor pode ser transmitido de 3 formas: Por condução: quando o calor passa de um elemento sólido para o outro.
Quais são as vantagens e desvantagens do trabalho a quente?
O que é o trabalho a quente Quais as vantagens e desvantagens do processo? Vantagens: acabamento superficial de alta qualidade, propriedades mecânicas podem variar, estreitas tolerâncias dimensional. Desvantagens: grandes deformações devem ser realizadas em etapas, o que se torna caro, perda de ductilidade.
Quais os procedimentos para realizar o trabalho a quente?
Antes do início de qualquer trabalho a quente, a empresa executante deverá realizar inspeção no local e áreas adjacentes, onde estas deverão estar limpas e isentas de agentes combustíveis, inflamáveis, tóxicos e contaminantes.
O que é corte a quente?
No corte a quente, há dois processos principais: oxicombustível, com maçarico, e o corte a plasma. O maçarico aquece e tem chama, no entanto, ao contrário do que pode parecer, não é a chama em si que faz o corte, mas ela dispara uma reação química que aquece o material e o funde, realizando a separação
Qual a NR do maçarico?
NR-34 – Curso Básico de Segurança para Trabalhos a Quente – Atividade com Maçarico. Este curso não está disponível para reserva online. Entre em contato conosco sobre as datas possíveis.
Segurança do Trabalho
Av. Floriano Peixoto, 615 – Uberlândia/MG
contato@centraldecursosdobrasil.com.br
(34) 9.9877-7080